Neste fim de semana

Núncio Apostólico visita diocese de Nova Friburgo

Pela primeira vez, Dom Giovanni D’Adniello visita a diocese. Entre as atividades está a bênção do ambulatório Bento XVI

Da redação, com CNBB

Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Adniello / Foto: Arquivo

Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Adniello / Foto: Arquivo

A Diocese de Nova Friburgo (RJ) recebe, neste fim de semana, 23 a 25, pela primeira vez, a visita do atual Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Adniello. A convite do bispo local, Dom Edney Gouvêa Mattoso, o representante do Papa Francisco no Brasil visitará alguns municípios do território diocesano e participará de Missas, encontros com sacerdotes, religiosos e leigos e inaugurações.

“A ideia do convite surgiu do nosso bispo, pois é de praxe que eles convidem o representante do Papa no país para conhecer as dioceses e viver uma experiência de fé com o povo, para o qual foi enviado. O objetivo é transmitir ao Núncio a nossa irrestrita e filiar adesão ao Papa Francisco, seu ministério petrino e magistério, assim como o de celebrar o Ano Eucarístico Missionário com a nossa ação de graças pelos 145 anos da Catedral de São João Batista”, explicou o vigário geral e pároco da Catedral Diocesana de São João Batista, padre Marcus Vinicius Macedo.

Padre Marcus também lembra a última vez que a diocese recebeu a visita de um núncio. “Foi em 2010, por ocasião da posse canônica de Dom Edney. Foi uma verdadeira deferência do antigo Núncio Apostólico para com o bispo, mas é a primeira vez que nossa diocese recebe a Dom Giovanni D´Aniello, que celebrará nos três vicariatos. Esta visita é de grande importância, uma vez que traduziremos ao representante do Papa o nosso caminhar de fé, missão e as riquezas da diocese que foram se formando ao longo desses 55 anos de existência”, disse o sacerdote.

Ainda de acordo com o padre, as expectativas são grandes e entusiastas. “Os fiéis da Catedral aguardam com viva emoção o dia 25 de janeiro, às 19h, quando o Núncio Apostólico inaugurará as obras no templo; não podemos deixar de mencionar que ele abençoará as novas instalações do Ambulatório Bento XVI, com sete consultórios e o dispensário de medicamentos. Será um dia de profunda ação de graças”, finalizou padre Marcus.

Núncio Apostólico

O Núncio Apostólico tem dupla missão num país. A primeira consiste em representar o Romano Pontífice e a Santa Sé diante da República Federativa do Brasil, onde, por convenção diplomática, ele é o decano do Corpo Diplomático acreditado junto ao governo, isto é, ele sempre será o encarregado de transmitir à Presidência da República as inquietações da comunidade internacional com a referida nação. A segunda é de caráter pastoral, cuja tarefa é transmitir a cercania e solicitude do Santo Padre para com todas as dioceses do Brasil e o desenvolvimento das mesmas. Ele também é responsável de indicar ao Papa a nomeação dos bispos.

No dia 10 de fevereiro de 2012, o então Papa Bento XVI anunciou Dom Giovanni D’Aniello como o novo Núncio Apostólico do Brasil. Anteriormente, dom Giovanni atuava como Núncio da Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos.

Dom Giovanni nasceu em Aversa (Itália) e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico e ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé, em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001; e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo