Cerimônia oficial

Nova presidência assume mandato na CNBB

A partir de hoje, Dom Sérgio da Rocha, Dom Murilo Krieger e Dom Leonardo Steiner respondem oficialmente como nova presidência da CNBB

Jéssica Marçal
Enviada especial a Aparecida (SP)

Da esquerda para a direita: Dom José Belisário, Dom Giovanni D'Aniello, Dom Damasceno, Dom Sérgio e Dom Leonardo / Foto; Wesley Almeida - CN

Da esquerda para a direita: Dom José Belisário, Dom Giovanni D’Aniello, Dom Damasceno, Dom Sérgio e Dom Leonardo / Foto: Wesley Almeida – CN

A nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tomou posse nesta sexta-feira, 24, dia de encerramento da 53ª Assembleia Geral da entidade. Só não estava presente o novo vice-presidente, Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, que precisou retornar antes para um compromisso em sua arquidiocese.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral da CNBB

Compondo a bancada na cerimônia, estavam o vice-presidente, Dom José Belisário, o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, o presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno, e o secretário-geral, Dom Leonardo Ulrich Steiner.

O discurso inicial foi do Cardeal Damasceno,  arcebispo de Aparecida (SP), que agradeceu a todos os que trabalharam, direta ou indiretamente, para a realização da Assembleia. “Muito obrigada por suas orações. Caros irmãos no ministério episcopal, retornarmos daqui a pouco para nossas dioceses levando conosco tudo o que nos enriqueceu nesses dias”.

Dom Damasceno e Dom Sérgio se cumprimentam na troca de mandato / Foto: Wesley Almeida - CN

Dom Damasceno e Dom Sérgio se cumprimentam na troca de mandato / Foto: Wesley Almeida – CN

Dom Damasceno agradeceu pela participação de todos os bispos e disse que tanto as discussões realizadas como os momentos de oração e a convivência fraterna constituem um grande enriquecimento para todos.

O arcebispo de Aparecida (SP) agradeceu ainda aos seus companheiros de presidência até o momento – Dom Leonardo e Dom Belisário – e deixou seus cumprimentos para a presidência eleita. Ele também saudou todos os que vão presidir as comissões episcopais, lembrando que esse é um trabalho exigente, mas um serviço realizado com amor é o que traz felicidade. “Que a graça de Deus os acompanhe e fortaleça na condução dos trabalhos de nossa conferência episcopal”,

O secretário-geral, Dom Leonardo, reeleito para outro mandato, manifestou seu agradecimento aos seus companheiros de presidência. “Trabalhando com eles durante esses quatro anos posso testemunhar o amor pela CNBB (…) Em nome de todos os irmãos e da Igreja, um muito obrigado a Dom Belisário e a Dom Raymundo”.

Após rezarem o Pai Nosso e a oração de envio, os bispos que até agora presidiram as comissões episcopais da Conferência subiram à bancada e, com um aperto de mão, fizeram a passagem do serviço. “Desejamos a todos muito êxito e aos que deixam (a presidência das comissões) agradecemos e pedimos que Deus retribua todos com muitas graças”, disse Dom Damasceno declarando todos os novos membros como empossados.

Presidentes das Comissões Episcopais ao lado de seus predecessores na troca de mandato / Foto: Wesley Almeida - CN

Presidentes das Comissões Episcopais ao lado de seus predecessores na troca de mandato / Foto: Wesley Almeida – CN

Dom Sérgio, eleito novo presidente, expressou gratidão profunda a essa presidência, aos que concluíram o mandato e que colaboraram no Consep e a toda a imprensa. “Continuamos com esse sentimento de ação de graças a Deus, de esperança de quem olha para o amanhã e de muita responsabilidade. Que Deus continue abençoando a todos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo