CNBB

Nova Evangelização é prioridade na Igreja, diz Dom Cláudio Hummes

Por meio da Carta Apostólica Ubicumque et semper, de 21 de setembro de 2010, o Papa Bento XVI instituiu oficialmente o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.

Acesse
.: Editoria especial da Assembleia da CNBB

.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr

De acordo com o Arcebispo Emérito de São Paulo (SP) e ex-prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, a Nova Evangelização é uma prioridade para a Igreja, o que tem sido bastante ratificado pelo Sumo Pontífice.

“O Papa também diz que devemos fazer a missão; o que significa uma primeira evangelização para aqueles que não foram batizados e para os que foram, mas para os quais precisamos anunciar Jesus Cristo”, acrescentou.

Dom Claúdio também ressalta a preocupação do Santo Padre com os católicos que não tiveram a oportunidade de receber uma instrução religiosa e até uma evangelização, o que, segundo ele, é direito de todo batizado.

Segundo o Arcebispo Emérito de São Paulo (SP), o Pontífice espera ainda que cada fiel atue na Nova Evangelização em sua paróquia ou diocese. “É preciso ir ao encontro das pessoas. O fundamental é o trabalho na paróquia. Hoje, as pessoas têm a necessidade que as encontremos para escutar suas alegrias, seus anseios e suas aflições, e aí devemos, neste momento, conduzi-las a Jesus”, acrescenta.

O ex-prefeito da Congregação vaticana destaca ainda a importância dos meios de comunicações no processo de evangelização; contudo, recorda que o contato pessoal não poder ser descartado: “As pessoas querem ser olhadas nos olhos e ser vistas com amor, com carinho e, muitas vezes, precisam ser ajudadas naquilo que lhes falta”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo