Novidade no episcopado

Nomeado novo bispo para diocese de Cametá (PA)

Padre da Congregação do Espírito Santo assumirá governo pastoral da diocese que estava vacante desde agosto do ano passado

Da Redação, com CNBB

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 27, a nomeação do novo bispo da diocese de Cametá (PA). Padre José Altevir da Silva, atual Superior Provincial da Congregação Espiritana, foi nomeado pelo Papa Francisco e irá assumir o governo pastoral da diocese vacante desde o dia 17 de agosto de 2016.

Novo bispo da diocese de Cametá (PA) / Foto: CNBB

Nascido em 30 de setembro de 1962, em Guajará (AM), padre José iniciou a caminhada com os missionários da Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Imaculado Coração de Maria em 1980. Foi o primeiro seminarista em Cruzeiro do Sul (AC), onde não havia seminário. Os estudos filosóficos foram iniciados em Manaus (AM) e concluídos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte (MG). O noviciado foi realizado em Ceilândia (DF), em 1986.

Padre Altevir estudou Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp), em São Paulo (SP). Os votos perpétuos na congregação religiosa foram professados em 1989, na capital paulista. Durante dois anos, fez estágio missionário na Nigéria. Sua ordenação presbiteral fio em 6 de dezembro de 1992, em Cruzeiro do Sul, pelas mãos de Dom Luís Herbst, então bispo e agora emérito da diocese acreana, também missionário espiritano.

O nomeado para Cametá é formado em Psicologia pela PUC-MG e já atuou como vigário em Minas Gerais e Roraima. Realizou trabalho com agricultores, acompanhou de perto o massacre de Columbiária (RO), na diocese de Ji-Paraná (RO), ocasião que foi ponto de referência para as vítimas. Também foi formador na Congregação, que tem sede em São Paulo. Na Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), foi assessor na área de missiologia.

De 2007 a 2012 foi assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB. Formado também em fotografia, padre Altevir foi responsável por várias coberturas fotográficas na CNBB, como a visita da entidade em parceria com a CRB ao Haiti após terremoto, de 29 de março a 11 de abril de 2010.

Em 2012, foi eleito provincial da Província Espiritana no Brasil, e reeleito para a mesma missão em 2015, com seu mandato com término marcado para o dia 2 de fevereiro de 2018. No mesmo período, também atuou como coordenador da União das Circunscrições da América Latina (Ucal), formada por Grupos e Províncias dos espiritanos no continente.

A diocese

Cametá foi erigida como diocese em 6 de fevereiro de 2013. Seu primeiro bispo foi Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, que até então era bispo prelado. Dom Cizaurre é bispo de Bragança do Pará (PA) desde outubro do ano passado. A prelazia de Cametá foi criada em 29 de novembro de 1952 pelo Papa Pio XII, desmembrada da arquidiocese de Belém do Pará. Na época, foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo