COVID-19

Ministério da Saúde confirma primeiro óbito por coronavírus no país

Paciente era um homem de 62 anos, com comorbidades, que estava internado desde o dia 14

Da redação, com Ministério da Saúde

Ministério da Saúde confirmou óbito pelo Twitter/ Foto: Reprodução Twitter

Nesta terça-feira, 17, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro óbito no Brasil relacionado ao novo coronavírus (Sars-Cov-2). As informações sobre o óbito foram dadas na coletiva de imprensa dada pela Secretaria de Saúde de São Paulo.

O infectologista e Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus do estado de São Paulo, Dr Davi Uip, informou que o paciente era um homem de 62 anos, com comorbidades (diabetes e cardiopatia), que apresentou os primeiros sintomas no último dia 10, foi internado no dia 14 e veio a óbito nesta segunda-feira, 16. O óbito aconteceu em um hospital de uma rede particular da cidade de São Paulo, em que também ocorreram mais quatro óbitos, que estão sendo investigados.

“Cada vez mais a gente consegue apurar o comportamento do vírus, e como podemos enfrentá-lo. Acabamos de sair de uma reunião e estamos discutindo questões técnicas a respeito do comportamento do vírus.”, frisou o coordenador.

O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, informou que o homem não tinha histórico de viagens ao exterior e está sendo tratado como caso de transmissão comunitária do vírus:

“Temos que repensar cada vez mais as medidas de prevenção, principalmente por se tratar de um óbito comunitário”, declarou o secretário.

Davi Uip também reforçou a necessidade da colaboração da população com a doação de sangue no momento atual:

“Os nossos bancos de sangue estão praticamente sem sangue. O banco de sangue com melhores condições tem sangue para uma semana, e isso é gravíssimo. Então peço a população que doe sangue, que contribua com os bancos de sangue.”

No estado de São Paulo, atualmente, há 162 casos confirmados de coronavírus, sendo 154 na capital.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo