Aniversário Sacerdotal

“Minha família foi o alicerce do meu sacerdócio”, afirma Monsenhor Jonas

No dia da solenidade da Imaculada Conceição, Monsenhor Jonas Abib comemora 57 anos de ordenação sacerdotal

Denise Claro
Da redação

Monsenhor Jonas Abib comemorou nesta quarta-feira, 8, 57 anos de sacerdócio./ Foto: Wesley Almeida / CN

Nesta quarta-feira, 8, dia da solenidade da Imaculada Conceição, foi celebrada a Santa Missa por ocasião dos 57 anos de ordenação sacerdotal do fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib.

Logo no início da Missa, Monsenhor Jonas contou sobre sua experiência com os paramentos azuis, em honra a Nossa Senhora, que usava. Há anos, uma costureira havia os feito para ele, e o sacerdote afirmou estar alegre por se paramentar de forma especial neste dia mariano, em que são comemorados seu aniversário sacerdotal e os 32 anos da TV Canção Nova.

Na homilia, Padre Jonas falou sobre sua vida e vocação: “Hoje, completo 57 anos de ordenação sacerdotal. O que era uma coisa impossível, na pobreza da nossa família. Lá na Cachoeirinha, Deus vai me colher.”

A vocação

O fundador da Comunidade Canção Nova fez memória de algumas situações da sua vida. Monsenhor contou sobre sua experiência quando menino, quando uma superiora na escola perguntou aos alunos o que cada um queria ser quando crescesse, e ele respondeu que queria ser padre. A superiora perguntou o motivo, e, apesar dele não se lembrar da resposta dada na época, relembrou:

“Eu soube nas vésperas da minha ordenação que a superiora, depois disso, pediu para as Irmãs da escola: ‘cuidem desse menino, porque o que ele me respondeu está acima da idade dele. Pelo que ele me respondeu, Deus está chamando este menino’.”

Padre Jonas recordou que, na ocasião do seu parto, foi consagrado por sua mãe a Dom Bosco, e futuramente acabou ingressando no Colégio Salesiano, na escola profissionalizante gratuita.

“Acabei participando de um grupo chamado Pequeno Clero, e da Companhia de São José. Eram grupos formativos, e toda semana tínhamos uma formação muito bem dada, para meninos. Assim comecei a frequentar as orações noturnas na Igreja de Santa Efigênia. Eu tinha 11 anos. Chegava às 20h, confessava-me, e fazia a Adoração Noturna. Passava a noite em adoração”, contou.

Seminário Salesiano

O religioso lembrou que Sr. José Pinto, que cuidava dos jovens nos grupos profissionalizantes, o interpelou sobre a vocação e fez a ponte para que o jovem Jonas ingressasse no seminário salesiano.

Padre Jonas recordou-se do episódio dos sacos de roupa, em que um engano quase o fez não ir para o seminário.

“Minha mãe havia entendido que eu deveria levar dois sacos de roupa cheios para o seminário, e nós não tínhamos condições. Mas se tratavam de dois sacos vazios para colocar as roupas sujas, quando fosse para casa. Rimos muito, e tudo foi esclarecido. Eu havia chorado a noite toda pensando que não ia poder ser padre.”

O jovem Jonas foi apresentado ao diretor do Liceu Coração de Jesus, e foi marcada a data de ingresso no seminário, dia 3 de setembro.

Relação com a Família

“No dia de ir, fui me despedir da minha irmãzinha, e claro, eu chorei. Quando viu isso, minha mãe deu a última cartada e me pediu para ficar. Eu desci a escada e fui. Se eu olhasse para trás, eu podia voltar para trás.”

Padre Jonas ressaltou o espanto com o fato de seus pais o deixarem ir, tão jovem, para as adorações aos 11 anos de idade, e depois para o seminário, aos 12. E lembrou que sua mãe frisou a importância dele sempre ter cuidado com suas irmãs, da importância de sua família, e da relação com ela. “Minha relação com minhas irmãs foi muito importante. O feminino delas foi muito importante para me fazerem o padre que eu sou. Meu irmão também, foi o meu companheiro de toda a infância.”

Padre Jonas contou ainda sobre o dinheiro que o pai conquistou como pedreiro, para dar o cálice para ele, nas vésperas da ordenação.

“Vocês imaginam o que aconteceu comigo! Minha família foi o alicerce do meu sacerdócio. Se eu sou o padre dos jovens, é porque eles me ajudaram. Sou muito grato.”, disse, abraçando a cada um dos familiares presente na celebração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo