Métodos naturais de planejamento familiar

Enquanto os métodos artificiais causam efeitos colaterais provocando, muitos deles, o aborto na fase inicial da vida humana, e a fecundação artificial, além de resultar em abortos, tem sérias implicações éticas e morais, os métodos naturais não têm inconvenientes e são mais eficazes que aqueles.

Estimulam o conhecimento mútuo do casal, incentivam o respeito dos cônjuges e unem os esposos. O homem é fértil durante todo o tempo, desde a puberdade até a morte. Já a mulher só é fértil 24 horas durante seu ciclo menstrual.

Teoricamente só um dia, durante um mês, a mulher pode engravidar. Como o espermatozóide pode ficar no corpo da mulher (na vagina ou no colo do útero) por 3 ou 4 dias aguardando o momento de fertilizar o óvulo, por segurança o período fértil se estende por 5 a 7 dias.

A Igreja defende o planejamento familiar com os métodos naturais que respeitam a integridade física do ser humano e a cumplicidade do casal na preservação da espécie humana. Esses métodos têm base científica e comprovada eficácia: método da ovulação (Billings), método da temperatura basal e o método da tabelinha (Knaus-Ogino) A “tabelinha” muitas vezes é tomada como único método natural, pelos defensores do métodos artificiais.

Isso porque esse método é baseado no período menstrual e apenas 20% das mulheres têm o ciclo menstrual regular. Outros denominam a “Tabelinha” de “Método do Colar” por usar um colar de contas para orientar os dias férteis da mulher.

Esse método é válido apenas para as mulheres que têm um ciclo menstrual regular. Já o método da ovulação, também conhecido pelo nome de seus descobridores, o casal de médicos australianos, John e Evelyn Billings tem uma eficácia comprovada, pela Organização Mundial de Saúde, de 98%, superior à pílula anticoncepcional que se situa entre 96% e 97%.

O método da ovulação se baseia nas transformações naturais do corpo da mulher. Consiste, basicamente, na observação, pela mulher, do muco cervical. O muco é produzido no colo uterino e constitui uma espécie de barreira natural.

Quando ele se torna líquido e flexível desce pela vagina e é sentido pela mulher. Inicialmente é úmido e pegajoso depois se torna elástico (3-5cm), muito elástico (5-10cm), regride e some. O muco é semelhante à clara de ovo. O espermatozóide é, então, alimentado e se movimenta, graças ao muco.

Quando a mulher está com sensação de secura no decorrer do ciclo, antes e depois do muco, não é fértil. Há um outro método natural que é baseado na observação da temperatura corporal da mulher. É o chamado “método da temperatura basal”.

O método da temperatura basal indica o período fértil, quando a temperatura da mulher encontra-se mais elevada A temperatura basal é a temperatura mais baixa e estável do corpo, obtida após um período de total repouso.

Geralmente pela manhã, antes de se levantar, o corpo humano tem a temperatura mais baixa durante o dia. Diferentemente do homem, a mulher tem uma temperatura bifásica (uma fase alta e uma fase baixa).

A ovulação (período fértil) se dá quando a temperatura está elevada. Hoje já existem vários aparelhos baseados nos métodos naturais que auxiliam as mulheres para detectar seus dias férteis. Entre eles estão: PG-53, Donna, Baton da Fertilidade e o Mini-sophia. Os primeiros estão em fase de experiência, enquanto o Mini-sophia, já foi suficientemente experimentado, e hoje constitui o mais eficaz aparelho para detectar os dias férteis.

Sua eficácia é calculada em 99,2%. Trata-se de um termômetro eletrônico, cuja sonda é colocada sob a língua, pela manhã, para tomada da temperatura basal. Os dados são registrados e apresentados, numa tela, os dias férteis.

Qualidade de Vida

Os métodos naturais são cientificamente comprovados e de eficácia superior aos métodos artificiais. São os únicos lícitos, admitidos pela Igreja e de aceitação moral e ética.

Entre outras vantagens asseguram ao casal a responsabilidade pelo planejamento familiar, além de possibilitar o diálogo e a união dos esposos.

Os métodos artificiais, além das conseqüências para a saúde da mulher, a maioria deles, hoje, provoca o aborto na fase inicial da vida. Entre os métodos de controle de população está o aborto cirúrgico praticado clandestinamente ou sob suposto amparo da lei.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo