Novos Rumos

Mercado de Trabalho: Cáritas lança plataforma para migrantes no Brasil

Objetivo da plataforma Novos Rumos é conectar migrantes e refugiados a empregadores comprometidos com direitos humanos no Brasil

Da redação, com Cáritas

A Cáritas Brasileira lança, nesta quinta-feira, 28, uma nova ferramenta para integrar migrantes e refugiados às oportunidades do mercado de trabalho no Brasil: o Novos Rumos. O lançamento acontece no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, instituído pela lei Nº 12.064/09.

Entre 2003 e 2018, mais de 45 mil trabalhadores e trabalhadoras foram resgatados em situação de trabalho forçado. Os dados são do Observatório Digital da Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil, ferramenta do MPT e da OIT Brasil. 

O lançamento da plataforma será transmitido ao vivo, às 17h, pelo Youtube da Cáritas: https://youtu.be/zuA7TIZthFU

Leia mais
.: Migrantes e refugiados: “Proteger, promover e integrar, pede Papa
.: Como os refugiados e migrantes reconstroem suas vidas?
.: Acolher os refugiados e migrantes com compaixão

Realidade dos Migrantes

Já são mais de 200 milhões de pessoas migrantes e mais de 60 milhões de refugiados no mundo. Essas pessoas deixam suas histórias de vida nos países de origem por causa de guerras, pobreza e crises humanitárias, e muitas vezes chegam em condições muito vulneráveis aos novos locais.

A Caritas destaca que migrantes e refugiados precisam ser entendidos como seres de direitos e não à margem deles. Isso é necessário, principalmente, para que nessa chegada não passem a ser explorados, por exemplo, como mão de obra barata e análoga à escravidão. Criar ações de proteção, amparo e integração local para essas pessoas se faz urgente e necessário, reforça o organismo. 

A assessora para área de Migração da Cáritas Brasileira, Cristina dos Anjos, lembra que o tema migratório sempre esteve presente dentro da rede Cáritas. Em diferentes países, como na Alemanha, o organismo já nasceu tendo como ação principal o apoio a migrantes. 

“Na Cáritas Brasileira, embora mais recentemente a migração tenha se tornado um tema nacional, nós temos Cáritas a nível de Dioceses, com quase cinquenta anos que desenvolvem ações com migrantes e refugiados. Quando as pessoas chegam em outros países, elas precisam muito de apoio para organizar suas vidas. É um público muito vulnerável. E a questão da defesa de direitos é um elemento superimportante nesta ação”, explica Cristina. 

A Rede Cáritas atua na defesa, proteção, garantia e ampliação dos direitos dos migrantes e refugiados em todas as regiões do Brasil.

Novos Rumos

O projeto Novos Rumos nasceu dentro do Programa de Fortalecimento das Capacidades Institucionais para Atuação com Migrantes e Refugiados. O programa é da Cáritas Brasileira em parceria com a Cáritas Alemã.

Trata-se de uma possibilidade concreta para que empresas e organizações possam atuar em defesa dos migrantes e refugiados. E, ao mesmo tempo, colocar-se como aliadas da causa humanitária.

A plataforma servirá para conectar esses empregadores comprometidos com os direitos humanos a migrantes e refugiados a partir das conexões entre suas necessidades, formações e habilidades.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo