Postura correta

Médico explica como evitar problemas na coluna ao trabalhar em casa

Número de profissionais que passaram a trabalhar em casa cresceu durante a pandemia; saiba como manter a postura e cuidar da coluna, evitando lesões

Thiago Coutinho
Da redação

OMS afirma que 7 em cada 10 pessoas, em algum momento da vida, sentirão um tipo de desconforto na coluna / Foto: Jenny Friedrichs por Pixabay

O isolamento social, medida adotada em todo o mundo para conter a disseminação da Covid-19, mudou a rotina de trabalho de milhões de pessoas. No Brasil, estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que 7,3 milhões de pessoas trabalhavam de maneira remota até novembro de 2020.

Nesse início de 2021, muitos trabalhadores acabaram voltando para o chamado home office com a segunda onda da pandemia no país. O trabalho em casa, porém, exige certos cuidados, especialmente quando se trata da coluna.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que 7 em cada 10 pessoas, em algum momento da vida, sentirão um tipo de desconforto nas costas. Existem certas medidas a serem tomadas para evitar este inconveniente. “Primeiro: arrumar uma cadeira adequada para o trabalho. A cadeira tem que ter um apoio para toda as costas. Deve ter uma altura adequada que permita que os pés fiquem totalmente apoiados no chão e o joelho fique com uma angulação de 90 graus”, explica o ortopedista Luciano Miller, do Hospital Albert Einstein.

Veja também
.: Home Office muda rotina de trabalhadores e exige novas adaptações

“Segundo: a tela do computador esteja na altura dos olhos. Terceiro: importante apoiar o antebraço para digitar; Quarto: fazer pausas a cada 30 minutos. Temos que levantar e alongar o corpo, diminuindo assim a pressão na coluna”, reitera o especialista.

A importância dos alongamentos para a coluna

Os alongamentos são importantes para se aliviar a coluna ao longo de um dia de trabalho. “Quando alongamos, estamos tirando ou evitando contraturas musculares, e com isso aliviando a dor”, afirma Miller. “Em casa, podemos fazer alongamento escolhendo um lugar com um espaço adequado. Mas antes de começar, precisamos de uma orientação de um profissional para não nos machucarmos”, aconselha.

Computadores e celulares são itens inerentes ao dia a dia das pessoas no mundo contemporâneo. Mas é preciso saber usá-los para que a coluna não seja prejudicada — especialmente para quem costuma ficar por horas a fio diante destes aparelhos eletrônicos.

“O mais importante é sabermos que temos que fazer pausas ao usá-los e fazer alongamentos para diminuir e evitar contraturas musculares que vão aparecendo e causando dor quando ficamos muito tempo em uma mesma posição”, detalha Miller.

Pausas durante o dia

Existem alguns acessórios ergonômicos que podem tornar a jornada de trabalho de quem está em casa menos tortuosa, embora o médico ressalte a importância das pausas durante o dia.

Os movimentos repetitivos também podem ser um inconveniente. O ideal, porém, é manter-se em forma para que a musculatura não pereça às longas horas trabalhando. “Os movimentos repetitivos podem causar dor, mas isso vai depender de cada pessoa. E também de como cada um cuida de seu físico. Quem faz atividade física e possui uma boa musculatura tem menos chances de ter lesões por esforço repetitivo”, pondera o ortopedista.

A longo prazo, o trabalhador que não pratica quaisquer cuidados pode apresentar problemas de artrose e hérnia de disco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo