Solidariedade

Maracanã recebe refugiados para o "Futebol das Nações"

O projeto Futebol das Nações quer promover a integração dos refugiados no Brasil e proporcionar um espaço de debate sobre temas preconceito, mercado de trabalho e outros

Da redação, com ONU Brasil

Uma parceria entre o Maracanã e a Cáritas Rio, com apoio do ACNUR e da ONU Mulheres, lança nesta terça-feira, 25, o projeto “Futebol das Nações: mudando as regras para mudar o mundo”. O Maracanã receberá cerca de 20 refugiados de diversos países para o lançamento do projeto que visa promover a integração de refugiados no Brasil.

Leia também:
.: Ministério da Justiça divulga dados sobre refugiados no país

A Tribuna de Honra do estádio será o palco da cerimônia, que contará com a presença do presidente do Maracanã, Sinval Andrade; do diretor executivo da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, Cândido Feliciano; do representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Andrés Ramirez; e a consultora sênior da ONU Mulheres Brasil, Júnia Puglia. Logo depois, os participantes disputarão uma partida de Futebol3, utilizando uma metodologia de jogo que promove o diálogo e a tolerância.

O projeto Futebol das Nações quer promover a integração dos refugiados no Brasil e proporcionar um espaço de debate sobre temas relacionados à inserção dessas pessoas na sociedade, como preconceito, acesso ao mercado de trabalho, igualdade de gênero, violência contra as mulheres e até mesmo o ensino da língua portuguesa.

Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil abriga um número recorde de aproximadamente 8,5 mil refugiados de 81 nações diferentes. Em 2014, o país recebeu mais de 12 mil solicitações de refúgio. A Caritas Rio, vinculada à Igreja Católica, atua de forma laica na proteção, integração e promoção social dos refugiados desde 1976, e é uma das instituições da sociedade civil organizada que atendem essa população.

Futebol3

A metodologia do Futebol3 foi desenvolvida pela ONG streetfootballworld e prevê o uso do futebol como instrumento de transformação em três tempos: no primeiro, os jogadores conversam e definem as regras da partida; no segundo, é o jogo em si; e no terceiro, voltam a se reunir para uma roda de discussão sobre o que aconteceu em campo. É nesse momento que se trabalham as diferenças, expectativas e sentimentos dos participantes. No Futebol3, os gols valem tanto quanto o respeito às regras determinadas, o fair play e o diálogo entre os participantes.

A cerimônia de lançamento do projeto “Futebol das Nações: mudando as regras para mudar o mundo” acontecerá às 10h desta terça-feira, 25, no Estádio do Maracanã.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo