Famílias

Live apresenta Curso de Pastoral Judiciária aplicada ao Matrimônio

Curso será apresentado pela Pastoral Familiar e pela Arquidiocese de Campo Grande

Da redação, com CNBB

famílias

Curso de Pastoral Judiciária é aplicado ao Sacramento do Matrimônio/ Foto: Gerd Altmann por Pixabay

Com o objetivo de formar agentes para um serviço pastoral de acolhida, orientação e assessoria nos Tribunais Eclesiásticos, a Pastoral Familiar apresenta, na próxima terça-feira, 17, o Curso de Pastoral Judiciária aplicada ao Sacramento do Matrimônio.

Uma live, a partir das 20h, vai detalhar a proposta de formação oferecida pela arquidiocese de Campo Grande (MS) e o Tribunal Eclesiástico Regional de Campo Grande (MS), em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e a Universidade Católica Dom Bosco.

Participam do bate-papo ao vivo o arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa; o padre Alex Messias, do clero da capital sul mato-grossense; o vigário judicial de Campo Grande, frei Moacyr Malaquias Junior; e o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, padre Crispim Guimarães dos Santos.

Com a reforma do processo canônico para declaração de nulidade matrimonial, em 2015, por meio do Motu Proprio “Mitis Iudex Dominus Iesus“, reforçou-se a ideia do serviço judiciário como uma ação pastoral, a partir do cuidado do Pastor pelo rebanho.

Sobre o tema, escreveu em 2017 o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer: “O exercício da justiça eclesiástica possui finalidade genuinamente pastoral e deve ser oferecido aos fiéis com esse mesmo espírito. Não se trata de mera burocracia, nem de formalismo ou de legalismo desnecessário, mas de oferecer a assistência canônica e jurídica aos fiéis que tenham a necessidade disso, para o seu maior bem”.

Nesse sentido, a reforma no processo de declaração de nulidade matrimonial atendeu às solicitações que chegaram aos Sínodos dos Bispos sobre a Família quando teve destaque a necessidade dos fiéis que buscam uma palavra de discernimento, decisão ou orientação da Igreja acerca de sua vida matrimonial e familiar, nem sempre regular. É nesse contexto que está inserido o trabalho da Pastoral Judiciária.

Confira também
.: Papa: “Bispos são únicos juízes em processos breves de nulidade”

.: Processo de nulidade matrimonial mais descomplicado

Público-alvo

O público-alvo da formação são agentes do Tribunal Eclesiástico, membros da Pastoral Familiar, movimentos, serviços voltados à família e interessados na temática, que poderão contar com certificação de extensão universitária. O pré-requisito é o Ensino Médio Completo.

Metodologia

A formação será oferecida em oito módulos ministrados quinzenalmente com aulas remotas (ao vivo), através da plataforma Google Meet. A metodologia contará com exposição oral, seminários, simulações de processos, aprofundamento do Código de Direito Canônico, bem como de pesquisadores, livros e obras da área canônica que dialogam com o Sacramento do Matrimônio.

Os módulos

Teologia do Matrimônio;
Psicologia do relacionamento conjugal e familiar;
Moral da sexualidade, do amor e do Matrimônio;
Direito Matrimonial Canônico I;
Direito Matrimonial Canônico II;
Direito Processual Canônico: visão geral e preparação da causa;
Psicologia e Mediação de Conflitos conjugais e familiares;
A pastoral familiar e a pastoral judiciária e os desafios do matrimônio e da família hoje.

Corpo docente

O corpo docente é composto por mestre e doutores: Dr. padre Rafael Fornasier, Dr. padre Wladimir Porreca, Dr. padre Orlando Knnap, Dr. frei Moacyr Malaquias Junior, Dra. Elaine Cler Alexandre e Me. padre Crispim Guimarães.

A live de apresentação poderá ser acompanhada no canal da Pastoral Familiar no Youtube.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo