Aparecida

Lançamento da biografia de Dom Damasceno: “Me sinto feliz!”, diz cardeal

Cardeal brasileiro, Dom Raymundo Damasceno, e escritora, Rita Elisa Sêda, atenderam ao público na manhã desta sexta-feira, 5, em uma sessão de autógrafos

Julia Beck
Enviada a Aparecida

Dom Damasceno e a escritora Rita Elisa Sêda durante sessão de autógrafos do lançamento da biografia do cardeal/ Foto: Canção Nova/ Julia Beck

“Me sinto feliz e muito agradecido!”. A frase é de Dom Raymundo Damasceno, cardeal brasileiro que inspirou a escritora Rita Elisa Sêda na escrita de seu mais novo livro: “Viver na Alegria do Senhor”. A obra que é uma biografia do cardeal e também arcebispo emérito de Aparecida, vem ao encontro da celebração do jubileu de 50 anos de vida sacerdotal do biografado, que é comemorado neste ano de 2018.

O lançamento do livro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 5, na Livraria Santuário, localizada no subsolo da Basílica Nacional de Aparecida e contou com a presença do cardeal e da escritora. Dom Damasceno autografou exemplares adquiridos por fiéis e explicou sobre a escolha do título. “Escolhi como título desse livro, por sugestão dela, meu lema episcopal, ‘Na Alegria do Senhor’, e a escritora acrescentou a palavra ‘viver’, foi então que ficou: ‘Viver na Alegria do Senhor’”, comentou.

O lema episcopal tem como referência, segundo o cardeal, à parábola dos talentos. “Desta parábola tirei meu lema episcopal que é aquilo que me inspira na vida, não podemos ser tristes. Como diria Papa Francisco aqui em Aparecida, o cristão precisa ser alegre porque ele acredita no amor de Deus”, revelou. Com a obra, o arcebispo emérito revelou que deseja mostrar aos cristãos que, mesmo em meio a dificuldades, aos obstáculos da vida, não se pode perder a alegria interior.

Autora e biografado atenderam ao público na manhã desta sexta-feira, 5/ Foto: Canção Nova/ Julia Beck

“Procurei ao longo desse 50 anos de padre, tanto presbiteral e episcopal, com muita alegria, muita humildade, sempre confiar na graça de Deus e na ajuda de tantas pessoas que entraram na minha vida durante esse tempo”, comentou Dom Damasceno, que completou: “[A escritora, Rita Elisa] me deu este presente de comemoração aos meus 50 anos de sacerdócio e 80 anos de vida. Espero que a leitura desse livro possa contribuir para dar alguma informação e também para motivar jovens e outras pessoas a encontrarem sua vocação, e na realização dessa vocação, encontrar alegria e paz”.

A escritora, Rita Elisa afirma ter sido um prazer escrever e poder ver a obra sobre o cardeal brasileiro, publicada e ganhando a atenção dos fiéis. “Foi um trabalho árduo de sintetização. A vida dele é tão rica que fomenta no ser humano essa alegria de ser cristão. Eu como autora não consegui passar pela pesquisa e pela escrita sem ser a mesma. A vida dele é belíssima!”, afirmou.

Segundo a autora da biografia, o livro começou a ser desenvolvido em 22 de janeiro de 2017, e foi finalizado em março deste ano. Rita conta ainda que Dom Damasceno é muito organizado e disponibilizou mais de 300 fotos inéditas de seu sacerdócio e episcopado. “Ele abriu o coração dele, ele abriu o seu acervo para nos falar sobre importância de vivermos felizes como cristãos”, declarou.

O lançamento da obra terá mais uma sessão de autógrafos, às 20h30, no Seminário Bom Jesus, em Aparecida. O livro, que é uma parceria entre as editoras Canção Nova e Santuário, estará disponível no site loja.cancaonova.com e pelo catálogo “Porta a Porta”, da Canção Nova.

Cardeal Raymundo Damasceno

Dom Raymundo Damasceno Assis faz parte do seleto grupo de Bispos Católicos elevados à dignidade de Cardeal. Ele pertence ao Colégio dos Cardeais da Igreja Católica, que tem como atribuições assistir e aconselhar o Papa no governo da Igreja presente no mundo. Também cabe ao Colégio do Cardeais a responsabilidade de eleger um novo Papa.

O Cardeal é um dos Prelados mais atuantes da Igreja Católica no Brasil, esteve à frente de importantes funções. Foi Arcebispo de Aparecida, entre os anos 2004 e 2016, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2003, e presidente desta, entre os anos 2011 e 2015. Teve também importante atuação na Igreja da América Latina, tendo sido presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), entre os anos 2007 e 2011. Como Arcebispo de Aparecida, o Cardeal foi anfitrião de dois papas em suas visitas ao Brasil: recebeu o Papa Bento XVI, em 2007, e o Papa Francisco, em 2013.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo