Tempo de cuidar

Isolamento motiva reflexão sobre cuidados com a vida e a família

Debate on-line do Painel Farol da Esperança aborda manutenção de relacionamentos e papel da Igreja no ambiente familiar

Da Redação, com Província Marista Brasil Centro-Sul

Como conciliar trabalho e família em tempos de isolamento? Qual o papel da Igreja neste cenário? Essas e outras reflexões farão parte do Painel Farol de Esperança, nesta quinta-feira, 4, às 17h, com o tema “Vida e Família: tempo de cuidar!”

Os convidados responsáveis pelo diálogo sobre o assunto serão o bispo de Rio Grande (RS), Dom Ricardo Hoepers, que é presidente da comissão para Vida e Família da CNBB, o professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mario Antonio Sanches, e a assessora da Pastoral da Saúde e integrante do Movimento Rhema, da arquidiocese de Curitiba, Jaqueline Balthazar Silva.

“O objetivo do debate é propor uma reflexão sobre os desafios que a família encontra na atual cultura e as novas configurações e exigências a partir do redesenho de relações provocada pela pandemia da COVID-19”, resume José Leão, diretor de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

Segundo ele, o debate teve como motivação especial a Ação Solidária Emergencial: “Em defesa da vida: é tempo de cuidar” lançada recentemente pela CNBB. José Leão lembra um trecho da carta da presidência da Conferência que irá permear o diálogo desta quinta-feira: “A fé cristã nos compromete, de modo inarredável, na defesa da vida, em todas as suas etapas, desde a fecundação até seu fim natural. Este compromisso de fé é também um compromisso cidadão, quando reza sobre a inviolabilidade do direito à vida”.

O Painel Farol de Esperança

O Painel Farol de Esperança é uma realização conjunta da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), do Farol 1817, do Instituto de Ciência e Fé e a Escola de Humanidades da PUCPR. Debates estão sendo realizados semanalmente, desde meados de abril, sempre no fim de tarde de quinta-feira, no canal do Farol 1817 no Youtube.

A iniciativa de organizar eventos virtuais para manter o diálogo, mesmo em época de distanciamento social, está relacionada à própria missão Marista. “O Farol 1817 é uma plataforma de educação à distância a serviço da PMBCS. Visa oferecer informação e formação qualificadas ao público externo beneficiado pela Província, e principalmente aos colaboradores do Grupo Marista”, explica José Leão.

O projeto foi criado para tornar democrático conteúdos de qualidade, focados na melhoria da vida das pessoas e instituições. O objetivo é proporcionar uma troca de conhecimentos e experiências sobre questões da atualidade. Gestão em saúde, Animação Vocacional, Comunicação e fake news, Impactos e oportunidades no mercado durante a pandemia, o Exercício da espiritualidade e o Ensino em casa são alguns dos temas que já foram debatidos por especialistas desde o início do projeto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo