História de santidade

Comunidade dos Alagados recebeu os santos canonizados mais rápido da história

Pároco de Alagados, Padre Thomas, diz que a presença dos santos ainda permanece na paróquia

De Salvador (BA), Rogéria Nair

Alagados, em Salvador, propaga história de Irmã Dulce

Um bairro simples, até então formado por casas de palafita, o bairro dos Alagados em Salvador (BA), foi visitado pelos três santos que tiveram a canonização mais rápida de toda a história da Igreja.

Madre Teresa da Calcutá

Em 1979, a comunidade local teve a visita de Madre Teresa da Calcutá, recebida por Irmã Dulce, que fazia trabalhos assistenciais no local. Madre Teresa fundou ali a primeira casa da Filhas da caridade da América Latina.

Papa João Paulo II

Um ano depois, o mesmo local recebeu a presença do Papa João Paulo II, que também foi ver de perto as obras que o Anjo Azul da Bahia realizava. Um fato curioso é que, depois de sua canonização, a paróquia tornou-se a primeira no mundo dedicada a ele, tendo seu nome alterado para Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II.

Irmã Dulce

Foi ali, no bairro Uruguai ou Alagados, como popularmente é chamado, que Irmã Dulce iniciou seu trabalho com os pobres. Numa época em que as moradias locais eram de palafita e os moradores viviam em condições precárias, a freira não mediu esforços para retirá-los daquela situação. Não era difícil encontrar a “santinha” pelas ruas da região.

Padre Thomas diz que a presença destes santos ainda permanece na paróquia. / Foto: Rogéria Nair

A presença de Irmã Dulce nos dias de hoje

A paróquia hoje é conduzida por padre Thomas Guist’hau, sacerdote francês. Para o religioso, a miséria humana e a santidade, muitas vezes, caminham juntas; e ver o sofrimento e o testemunho de muitos que ali moram o ajuda a querer se converter a cada dia mais. Padre Thomas diz que a presença desses santos ainda permanece na paróquia.

O pároco afirma que a obra de irmã Dulce ainda continua e o mais importante é a proximidade com os mais pobres, a capacidade de se fazer próximo, como Jesus diz no Evangelho. Outro ponto importante, para ele, sobre Irmã Dulce, é sua catolicidade, o que a conduziu foi a fé católica.

Crianças do Bairro de Alagados / Foto: Rogéria Nair

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo