ARTIGO: TECNOLOGIA

Internet das coisas: veja como isso pode facilitar o dia a dia

Especialista em tecnologia da informação inicia série de assuntos relacionados a coisas da internet

Fábio Ferreira*

Coisas Inteligentes – Internet das Coisas

TECNOLOGIA

Foto: Agência Brasil

Com o passar do tempo, adaptamo-nos à constante chegada de novas tecnologias, sem notarmos o impacto real dessa contínua inovação. Podemos observar que vivemos, cada vez mais, em uma sociedade conectada, que tem a internet como grande propulsora da comunicação.

Essa demanda de conexão leva-nos sempre a precisarmos de pontos de acesso à rede de dados. Como podemos gestar todos esses dados que recebemos, mas não conseguimos absorver? O que a tecnologia da informação tem para colaborar com o nosso dia a dia? Vamos tratar de um assunto que está revolucionando a nossa forma de nos conectarmos à IoT (Internet Of Things), conhecido em português como Internet das Coisas.

O que é Internet das Coisas?

Qual é, no entanto, a definição do termo Internet das Coisas? De uma maneira simples, é uma revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados por cada um de nós à internet, como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte, geladeira entre outros.

Como ficará o cenário atual com essa grande interação entre objetos e pessoas? Passaremos a deixar de ser uma rede de pessoas e comunidade para interagirmos com os nossos eletrodomésticos e visualizarmos nossos e-mails na geladeira.

Uma boa questão para desenvolvermos como exemplo é utilizarmos dessa tecnologia para controlar a temperatura e a luminosidade da nossa casa. A aplicação é feita por meio de sensores, dispositivos inteligentes fixados em partes estratégicas da nossa residência, os quais vão coletar e relatar, por mensagem de celular, o estado atual de nossa casa.

Possibilidades da Internet das Coisas

Outra aplicação é o uso para o controle de informação em nossa geladeira. Imagine poder receber uma notificação da sua geladeira por WhatsApp ou e-mail informando que você está precisando comprar leite ou que o prazo de validade de um alimento está para vencer.
Essas são algumas das possibilidades que a Internet das Coisas vai nos proporcionar como benefício, agilizando ainda mais o nosso tempo. Diante de toda essa evolução, temos de ficar atentos à segurança da informação.

Como teremos todos os dispositivos conectados, isso aumentará a possibilidade de sofrermos invasões e tentativas de roubo de dados. Esses problemas vêm com a demanda gerada por softwares criados para esses objetos inteligentes, que precisaram cada vez mais de validação.

Outro ponto importante é a privacidade das informações. Teremos de ficar atentos ao acesso dos dados gerados pelos dispositivos, pois vamos precisar aplicar políticas para que nossas informações não sejam disponibilizadas aleatoriamente na internet.

Ainda estamos no início desse processo, mas, com a chegada de dispositivos como smartwatch (relógio inteligente) e Smart TV (TV inteligente), já podemos observar que essas tecnologias já fazem parte do nosso dia. Esses são apenas os primeiros passos para essa inovação! A Internet das Coisas nos permitirá organizar melhor os nossos compromissos e atividades diárias.

Esse avanço tecnológico tornará seu carro inteligente, fazendo de sua ida e vinda do trabalho uma interação comum, onde o próprio veículo ganhará autonomia e se deslocará até o escritório.

Bem-vindos à Internet das Coisas!

________________________________

Fábio*Fábio Antonio Ferreira é graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdades Integradas Teresa D’Avila (2010). Especializado em MBA em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL (2014). Professor graduado na Faculdade Canção Nova e Supervisor de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo