Novembro Azul

Instituições promovem ações de conscientização pela saúde do homem

Campanha “Novembro Azul” é promovida por diversos setores da sociedade civil; objetivo central é a conscientização 

Julia Beck
Da redação

Ação voltada para o “Novembro Azul” promovida pelo CAS em Lorena, na última semana de outubro/ Foto: Arquivo – CAS

Em novembro, o azul deixa de ser apenas uma cor para tornar-se símbolo de uma ação em favor da saúde do homem. Lançada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) e promovida anualmente pela mesma instituição, a campanha “Novembro Azul” propagou-se e é hoje parte do calendário de diversos setores da sociedade civil.

Com um único objetivo, o de conscientizar, instituições, fundações e empresas promovem, de forma criativa, ações e mobilizações acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença em homens no Brasil. Estima-se que 68.220 novos casos da doença surgirão no país.

Leia mais
.: Novembro Azul: Câncer de Próstata é o que mais atinge os homens brasileiros
.: Novembro azul: campanha alerta sobre o câncer de próstata

Roberta Borrego, diretora da unidade do Sesi de Cruzeiro/ Foto: Arquivo Pessoal – Renata Borrego

Durante todo o mês, são realizadas inúmeras atividades que alertam os homens para a necessidade de desenvolverem hábitos saudáveis e realizarem exames necessários. O Centro Educacional SESI, localizado na cidade de Cruzeiro (SP), é uma das instituições que apoia anualmente a campanha. Com conteúdos nas redes sociais e atividades nas dependências do centro educacional, professores e equipe técnica realizam palestras, aulas tematizadas e ações de desenvolvimento do tema.

“Nossa obrigação é sempre educacional e de informação. Com atividades pontuais, conseguimos que as informações cheguem às famílias e aos alunos na fase da puberdade, que também é uma faixa etária que compreende o público-alvo. (…) Como instituição de ensino, podemos fazer mais que o esperado e, com as campanhas, muitas vezes, ajudamos na prevenção”, explica Roberta Borrego, diretora do Sesi de Cruzeiro, Jacareí, Taubaté e São José dos Campos.

Ao propagar questões de relevância social, a escola torna-se cada vez mais próxima das famílias, afirma Roberta. “Nossos educadores devem e podem fazer a diferença na vida dos alunos e das famílias com as campanhas de informação na área de saúde e nas outras também”.

Maridos das alunas de hidroginástica da unidade do Sesi de Cruzeiro participaram em 2018 de atividade tematizada do novembro azul/ Foto: Arquivo – Sesi Cruzeiro

Enfermeira, professora e coordenadora do curso de graduação de Enfermagem do Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea) – localizado em Lorena (SP), Ana Beatriz Pinto da Silva Morita destaca que a responsabilidade social deve estar inserida no contexto de todas as empresas e instituições. 

Por meio de palestras, rodas de conversas, depoimentos, cartazes, folders e divulgação de informações sobre o câncer de próstata, a enfermeira afirma que a universidade pretende aproveitar o momento oportuno para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Conscientizar nossos colaboradores, alunos e comunidade é uma oportunidade de transformá-los em multiplicadores e promover uma sociedade mais focada em sua saúde”, frisou.

O curso de enfermagem do Unifatea também realiza neste ano uma  parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Lorena. Durante o mês de novembro, os graduandos se revezam para a realização de palestras nas unidades de saúde da cidade.  

Alunas do curso de enfermagem do Unifatea durante palestra em unidade de saúde de Lorena/ Foto: Arquivo Pessoal – Ana Beatriz Pinto

Leia também
.: Homens: conscientização e prevenção ao câncer de próstata

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem do Unifatea, outro objetivo da instituição com a campanha “Novembro Azul”, é o de diminuir o preconceito envolvendo os procedimentos do exame. “Pensamos que a falta de informação é uma das grandes barreiras que intimida muitos homens à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença. É importante que a sociedade perceba a importância da saúde do homem como um todo”, sublinhou.

A Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, também aderiu à campanha “Novembro Azul” e promoverá, neste mês, um dia de conscientização no refeitório da instituição, com a entrega de flyers com informações sobre o câncer de próstata e itens na cor azul. Os colaboradores também são motivados a vestirem a cor azul para demonstrar a importância e o apoio à causa. Os homens vestidos de azul participarão de sorteio de brindes.

Lembrancinha distribuída em 2018 para os colaboradores da Fundação João Paulo II/ Foto: Arquivo Pessoal – Cristiane Aparecida

“Espera-se que, com a conscientização, os homens possam procurar ainda mais informações sobre o assunto e se interessem em realizar os exames preventivos”, comentou Cristiani Aparecida Figueiredo, profissional de Recursos Humanos da Fundação João Paulo II.

Unindo o cuidado com a saúde de homens e mulheres, o Contrato de Atendimento à Saúde (CAS), associado à Santa Casa de Lorena (SP), realizou pela primeira vez, no final do mês de outubro, uma ação de saúde na praça da cidade. “O enfoque foi dado tanto para o Outubro Rosa, como para o Novembro Azul, com a distribuição de flyers para toda a população participante, provendo a conscientização da necessidade de prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata”, explicou Alexandra Higashi, gerente comercial do CAS.

Além de orientar, os profissionais do CAS realizaram sorteios de brindes, testes de glicemia e aferiram pressão. “O que motivou a ação foi a nossa preocupação em aumentar a conscientização da população de uma forma mais intimista, onde a abordagem individual poderia atingir um público-alvo mais específico (acima de 50 anos). O assunto é delicado e ainda permeado de várias dúvidas”, esclareceu Alexandra.

Danusa Elias Marques de Oliveira, enfermeira auditora do CAS, afirmou: “As campanhas dentro de uma operadora de saúde são excelentes ferramentas para gerar maior informação, conscientização, e educação em saúde”.

Primeira ação desenvolvida pelo CAS voltada para a Campanha Novembro Azul foi realizada na cidade de Lorena (SP)/ Foto: Arquivo – CAS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo