Dezembro laranja

Início do verão neste domingo traz de volta alerta sobre câncer de pele

Além de chuvas, a população deve se preparar para se proteger contra o sol excessivo, que pode causar o câncer de pele

Thiago Coutinho
Da redação

Verão começa neste domingo, 22; estação traz de volta alerta sobre câncer de pele / Foto: Imagem de Tomasz Marciniak por Pixabay

Neste domingo, 22, tem início a estação mais quente do ano: o verão. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE), diferentemente do ano passado, os fenômenos El Niño e El Niña ― que agem em caráter global na superfície do Oceano Pacífico e sobre as chuvas e a temperatura ― terão pouca influência nesta estação.

Haverá ainda maior probabilidade de chuvas nos próximos três meses, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul. A porção Noroeste do país também ficará com chuvas acima da média em dezembro. É bom ressaltar, porém, que as chuvas são eventos comuns para os próximos três meses ― exceto na região Nordeste e em Roraima.

Dezembro Laranja

O câncer de pele é um dos tipos de cânceres que mais matam no Brasil (são 180 mil casos novos ou 1 em cada 4 casos novos no país). Por conta da incidência solar, a população brasileira se torna alvo fácil do câncer de pele. Por isso, com a aproximação desta época do ano, os cuidados com a pele devem ser redobrados.

A campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), quer conscientizar a população acerca dos perigos e cuidados para que a doença não se desenvolva. “Câncer é o crescimento desorganizado e exagerado de células de qualquer órgão ou tecido do corpo humano. Essas células se dividem rapidamente e formam tumores, que podem ser agressivos, provocar destruição local ou se espalhar pelo corpo, ou seja, formar metástases”, explica o médico Elimar Gomes, coordenador da campanha Dezembro Laranja.

Existem dois tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular (CBC), originário das células basais, e o carcinoma espinocelular (CEC), originário das células escamosas. “O câncer originário dos melanócitos, as células que produzem melanina e dão cor à nossa pele, é chamado de melanoma. Quando esses tumores começam nos tecidos conjuntivos, como ossos, músculos ou cartilagens, são chamados de sarcomas”, detalha Gomes.

Prevenção

Quaisquer tipos de câncer de pele estão ligados à exposição aos raios ultravioletas do sol. E esta exposição pode ser intensa ou não, mas se levar a queimaduras o fator de risco para o desenvolvimento da doença cresce.

“As pessoas de cabelos loiros ou ruivos, olhos claros, ou de pele clara, que facilmente ficam vermelhas quando expostas ao sol, têm o risco ainda maior”, detalha o médico. “O fator genético também é muito importante, ou seja, as pessoas com familiares que tiveram câncer de pele, principalmente o melanoma, devem ficar ainda mais atentas”, reitera.

Itens do vestuário como chapéus, blusa e óculos que contenham proteção conta raios UV, além de barracas e protetores solares são algumas medidas indispensáveis para se proteger de queimaduras durante o ano todo, mas especialmente no verão. “O protetor solar deve ter sempre um fator de proteção (FPS) 30 ou maior. Todos esses cuidados são barreiras de defesa que ajudam a bloquear a radiação ultravioleta dos raios solares e prevenir o câncer de pele”, assegura Gomes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo