Rumo à Aparecida

Informações sobre a 45ª Assembleia Geral da CNBB

De 1º a 9 de maio, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza sua 45a Assembleia Geral cujo tema central – Rumo à Aparecida – está ligado à V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe a ser realizada de 13 a 31 de maio em Aparecida (SP). Além do tema central, os bispos deverão aprovar o documento sobre a Evangelização da Juventude que foi tema da assembleia do ano passado.

Durante a Assembleia, os bispos elegerão, também, a nova Presidência da Conferência para o próximo quadriênio. Igualmente serão escolhidos os presidentes das dez Comissões Episcopais que compõem o Conselho Permanente da CNBB.

A Assembleia acontece na Casa de Retiros da Vila Kostka, em Itaici, Indaiatuba (SP) e terá 455 participantes dos quais 298 são bispos e administradores diocesanos, 36 bispos eméritos e os demais são teólogos e assessores da CNBB.

A pauta prevê, na noite do dia 2 de maio, uma sessão solene de homenagem póstuma a dom Luciano Mendes e dom Ivo Lorscheiter, ambos ex-presidentes da Conferência e falecidos, respectivamente, em 27 de agosto de 2006 e 5 de março de 2007. No dia 5, sábado, os bispos fazem seu retiro espiritual orientado pelo arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira. Haverá, ainda, homenagem a Francisco Whitaker, às 12 horas do dia 6 de maio.

Outros temas a serem discutidos pelos bispos do Brasil: Nota sobre Dia 1º de maio; Conjuntura eclesial; Conjuntura sócio-política; Diretório de comunicação; Plano nacional de Evangelização; Declaração sobre o Momento Político; Campanha para a Evangelização; Campanha da Fraternidade; Ano Catequético; Diretrizes da Formação Presbiteral.

Coletivas

Todos os dias, às 14h30, na Sala de Imprensa da 45a Assembleia Geral, os bispos atenderão à imprensa em entrevista coletiva. A assessoria de imprensa da CNBB pode, também, encaminhar entrevistas individuais. Nesse caso, o jornalista interessado deverá preencher um formulário na Sala de Imprensa fazendo sua solicitação que será encaminhada ao bispo solicitado para marcar o horário do entendimento.

Mensagens à Assembleia

Mensagens aos bispos que participam da 45ª Assembleia Geral e da V Conferência podem ser enviadas a: imprensa@cnbb.org.br ou secgeral@cnbb.org.br.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo