Último dia

Homilia do presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha

Homilia de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Presidente da CNBB, na missa das 7h de hoje, dia 09:

Irmãos e irmãs,

“Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5), disse-nos Jesus no texto do Evangelho agora proclamado. Essas palavras se aplicam plenamente a este momento em que estamos assumindo a missão que nos foi confiada na Presidência da CNBB e nas Comissões Episcopais de Pastoral.

Sim, irmãs e irmãos, a missão é grande, o fardo é pesado, os desafios são imensos, mas, temos certeza que não nos faltará a graça do Senhor.

Em seu comentário sobre o Evangelho de São João, o grande Bispo e Doutor São Cirilo de Alexandria nos diz: “Querendo mostrar a necessidade de estarmos unidos a ele pelo amor, e a grande vantagem que nos vem desta união, o Senhor afirma que ele é a videira. Os ramos são os que já se tornaram participantes da sua natureza pela comunicação do Espírito Santo. De fato, é o Espírito de Cristo que nos une a ele /…/ Assim como a raiz faz chegar sua seiva natural, também o Unigênito de Deus concede seu Espírito a todos, sobretudo aos que lhe estão unidos na fé (cf. LH, vol. II, p. 750).

Irmãs e irmãos, no início deste novo dia, nosso pensamento se volta para o Santo Padre Bento XVI que, a esta hora, encontra-se no vôo que o trará ao Brasil. Com alegria percebemos a grande expectativa que toma conta do Brasil com a visita do Sucessor de Pedro que vem à nossa Pátria para inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe. Nossos corações se abrem para acolher a palavra orientadora que o Santo Padre irá nos dirigir. A alegria toma conta de nós com a canonização do Beato Frei Galvão.

A 45ª Assembléia que estamos encerrando já nos colocou no “Rumo à Conferência de Aparecida”. Com simplicidade, mas também, conscientes de nossa responsabilidade eclesial, levaremos as contribuições do Episcopado Brasileiro desejosos de colaborar para que a Igreja que peregrina nas terras latino-americanas e caribenhas seja sempre formadora de “discípulos e missionários de Jesus Cristo” e continue a se empenhar “para que nele nossos povos tenham vida”.

Como os Apóstolos reunidos em Jerusalém também nós, provenientes dos vários países do nosso sub-continente, estaremos reunidos na casa da Mãe Aparecida para narrar as maravilhas que Deus tem realizado em favor de nossa Igreja e de nossos povos (cf. At 15,4).

Nesta Eucaristia elevamos nossas súplicas pelo êxito da Visita do Santo Padre ao Brasil e da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano. Apresentamos ao Pai nossa ação de graças pelo trabalho e dedicação da Presidência (D. Geraldo Majella Agnelo, D. Antônio Celso de Queirós e D. Odilo Pedro Scherer) em prol da CNBB e da Igreja em nossa Pátria. Que o Pai receba também nosso agradecimento pelo serviço generoso prestado pelo Conselho Permanente, Conselho Episcopal Pastoral, demais Comissões, Assessores(as), Funcionários(as) que se empenharam para que se os objetivos da CNBB fossem alcançados neste quadriênio que se finda.

Para nós da Presidência e do CONSEP que hoje assumiremos o serviço, que Deus nos confia por intermédio da escolha de nossos irmãos no episcopado, imploramos a bênção e a graça, por Maria, Mãe da Igreja, a fim de que possamos tudo fazer “para a glória do nome do Senhor, para nosso bem, da CNBB, da nossa Pátria e de toda a Santa Igreja”. Amém

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo