Educação

Governo apresenta medida provisória sobre reforma do ensino médio

O Governo Federal apresentou nesta quinta-feira, 22, uma medida provisória sobre a reforma do ensino médio. As mudanças afetam tanto o conteúdo quanto o formato, e vão refletir até mesmo na elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio.

Reportagem de Elisa Ventura e Bartolomeu Silva

O novo modelo prevê a flexibilização. Atualmente, os alunos do ensino médio cursam 13 disciplinas em três anos. Com a mudança, somente parte da grade, que corresponde a cerca de um dos três anos, será comum a todos. No restante, o aluno poderá escolher se aprofundar em cindo áreas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino técnico.

“Existem bons indícios de que essa natureza de modelo tende a trazer bons resultados, mas o mais importante (…) é que, mesmo com o novo modelo de ensino médio, que de fato tem que ser alterado, é preciso se atentar à uma questão (…) que é a figura do professor.  Se não tivermos professores valorizados, principalmente, bem formados, para implementar seja lá qual for o modelo, o passo adiante será muito pequeno”, afirma o gerente de Projetos do Movimento Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que o atual ensino médio está falido e apresentou dados como a estagnação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o baixo desempenho dos alunos e a alta taxa de evasão escolar.

“Temos aí um exemplo do que é o ensino médio brasileiro, com 13 disciplinas obrigatórias, bastante engessado, e que coloca, muitas vezes, o jovem com uma disposição de não continuar na vida educacional”, enfatizou Mendonça.

Entre as principais mudanças no novo ensino médio está a da carga horária, que deve passar de 800 horas para 1.400. A alteração acompanha o Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê para 2024 até 50% das escolas atendidas pelo ensino integral.

Além disso, há a flexibilidade do currículo, composto pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), oferta de formação técnica profissional, com aulas práticas e teóricas, e o inglês que passa a ser a língua estrangeira obrigatória em todas as escolas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo