Jubileu para os Jovens

Filhas de Maria Auxiliadora celebram 150 anos de fundação

As irmãs salesianas têm um motivo a mais para celebrar a Festa da Gratidão este ano: o Jubileu de 150 anos do Instituto dedicado aos jovens

Ronnaldh Oliveira
Da Redação, com Agência Info ANS

A Festa da Gratidão se aproxima para toda a família salesiana. As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) têm, neste ano, um motivo a mais para celebrar: seus 150 anos de Fundação. Assim, a festividade, que de costume ocorre no dia 26 de abril, será ampliada para três dias, de 24 a 26 de abril, nos lugares fundantes: Mornese, Nizza Monferrato e Turim, na Itália. 

O tradicional momento vivenciado por quem bebe do carisma de Dom Bosco será uma verdadeira expressão de gratidão à Deus pelo Jubileu do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Também será comemorativo pelo “sim” generoso da nova Madre Geral, irmã Clara Cazzuola, eleita em outubro de 2021.

Será a primeira visita da madre geral a Nizza Monferrato, um dos lugares centrais na história do desenvolvimento do Instituto das FMA. Significativo espaço para celebrar a festa.  

Irmãs salesianas cativam crianças e jovens diariamente levando-os a uma experiência com o Sagrado – Foto do Arquivo pessoal da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (SP)

Essa data para as Filhas de Maria Auxiliadora

A responsável pela Articulação da Juventude Salesiana e missionária da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, com sede em São Paulo, Irmã Cleonice Aparecida Lourenço, FMA,  falou ao Jornalismo Canção Nova sobre a comemoração.

“Celebrar os 150 anos das Filhas de Maria Auxiliadora nos faz pensar em grandes desafios: o maior deles é estar no meio dos jovens a partir de suas próprias realidades, onde eles se encontram. Assim como pede o Papa Francisco ‘sair dos nossos muros’ e adentrar nas  diversidades juvenis. Isso nos pede mudanças concretas nas nossas atitudes, na forma de acolher.”

A irmã ressalta que um dos maiores potenciais do carisma, enaltecendo os 150 anos, é crer nos jovens como um ser de potencial. Utilizar de seus próprios dons para firmar uma amizade concreta com Jesus Cristo que o ama sem impor condições.

“Para nós FMA é um tempo de renovação. Precisamos mudar paradigmas para a acolhida dessa pérola que são os jovens – transformar não só de forma afetiva, mas efetivamente para que o novo venha. Esse novo de estar no meio deles sendo sinal do amor que ama sem condições”, conclui a irmã.  

A festa da Gratidão Mundial

A Festa da Gratidão é uma típica festa da família salesiana. Nasceu em 1849, com a homenagem dos dois corações oferecidos a Dom Bosco por Carlos Gastini e José Buzzetti. Dom Bosco, comovido pelo presente e as palavras que o acompanharam, intuiu o valor educativo do gesto e o estendeu a todas as comunidades salesianas. Ainda hoje, salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora celebram a festa da gratidão em todo o mundo e das mais variadas formas.

Irmã Chiara Chiara Cazzuola, FMA, Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora / Foto: Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora

A Programação

No domingo, 24 de abril, a irmã Chiara participará das atividades do Dia do Movimento Juvenil Salesiano, em Turim. Lá, participará do encontro dos jovens e da missa na Basílica de Maria Auxiliadora. Ambos os eventos serão transmitidos ao vivo ‘streaming’ pelas redes sociais oficiais do Instituto.

No período noturno em Mornese, a madre geral presidirá um encontro com as jovens em formação de diversas inspetorias.

Na segunda–feira, 25, será realizada a santa missa com as jovens em formação, que também será transmitida ao vivo ‘streaming’. Posteriormente, será realizado um segundo encontro com as jovens FMA em formação, mas desta vez em formato on-line para alcançar às noviças e ‘juniores’ de todo o mundo.

Mais tarde, a irmã Chiara receberá em Turim a homenagem mundial das suas coirmãs no ato celebrativo da Festa da Gratidão Mundial, com uma cerimônia no Teatro Grande Valdocco. O momento também poderá ser acompanhado de forma virtual.

Na terça-feira, 26, a madre chegará ao Santuário Nossa Senhora das Graças de Nizza Monferrato pela manhã, onde será recebida pelas crianças e jovens das escolas salesianas locais e depois se reunirá com algumas inspetoras e diretoras FMA. À tarde, irmã Chiara visitará os locais onde são oferecidos os cursos profissionalizantes e poderá acompanhar uma linha do tempo repleta de momentos significativos da vida das FMA em Nizza Monferrato.

Ainda no dia 26 ocorrerá a concelebração eucarística, presidida pelo bispo de Ásti, Dom Marcos Prastaro. Depois da santa missa, a madre geral receberá, em nome do Instituto das FMA, a cidadania de honra das mãos do prefeito da Cidade, Simone Nosenzo.

Para acompanhar os principais eventos da festa acesse o site:  https://www.festadelgrazie.org.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo