29 de agosto

Fernando de Noronha terá paróquia de Nossa Senhora dos Remédios

Capela dedicada à padroeira da Ilha de Fernando de Noronha será elevada à paróquia nesta terça-feira

Da redação, com Arquidiocese de Olinda e Recife

Igreja dos Remédios, dedicada à padroeira de Fernando de Noronha / Foto: Miguel Igreja – Arquidiocese Olinda e Recife

Os moradores de Fernando de Noronha (PE) terão um dia especial nesta terça-feira, 29. A capela dedicada à Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da ilha, será elevada à dignidade de paróquia.

Em uma Missa Solene, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 20h, haverá a leitura do Decreto de Ereção Canônica, oficializando a criação da paróquia e também a posse do pároco, padre Flávio José. Com isso, o principal templo católico da ilha se tornará a 128ª paróquia ligada à circunscrição da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Até então, a capela esteve vinculada à paróquia de São Frei Pedro Gonçalves (igreja da Madre de Deus), no Recife.

Dom Fernando explica que elevar a capela dos Remédios à condição de paróquia foi uma razão canônica, para conferir maior liberdade ao padre. A capela e comunidade atendem aos requisitos para se tornar independente, com mais autonomia pastoral, além de ser um estímulo para a comunidade.

Segundo o arcebispo, a data escolhida se deu por uma razão importante dentro do calendário das celebrações católicas. “Nós estamos vivendo o Ano Nacional Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul”.

Autonomia

Padre Flávio José, que está há quatro anos em Fernando de Noronha, e é o responsável por celebrar as missas no arquipélago, encara esse novo momento como algo bastante positivo, sobretudo pelo reconhecimento do trabalho feito, que reafirma a missão dele com a comunidade noronhense.

Como paróquia, igreja terá mais autonomia pastoral junto aos moradores / Foto: Miguel Igreja – Arquidiocese de Olinda e Recife

“A criação da paróquia é o resultado do trabalho pastoral realizado na ilha. Como fruto, a igreja se destaca sendo transformada em paróquia, para o melhor atendimento espiritual dos seus fiéis”, acrescenta o padre.

A partir da elevação canônica, a nova paróquia vai ter autonomia para desenvolver projetos sociais que já estão nos planos do padre Flávio, como oficinas de música para as crianças e atividades para os casais. Além disso, o número de missas e sacramentos será expandido.

Sobre a Capela

O principal templo católico de Fernando de Noronha teve sua construção iniciada em 1737 e concluída em 1772. Em 1789 o templo foi ligado à paróquia de São Frei Pedro Gonçalves (igreja da Madre de Deus), no Recife.

A festa de Nossa Senhora dos Remédios, foi institucionalizada em 1947, por decreto do Major Mário Fernandes Imbiriba, então governador do Território Federal Militar, que instituiu o dia 29 de agosto como o Dia da Padroeira, fazendo desta data feriado distrital na ilha, com festividades.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo