Pastoral Familiar

Família e Catequese: Padre comenta tema do 11º Simpósio Nacional das Famílias

Simpósio Nacional das Famílias acontecerá dia 29, pela segunda vez de forma on-line

Denise Claro
Da redação

famílias

Famílias são tema de curso de especialização / Foto: Gerd Altmann por Pixabay

No dia 29 de maio, acontece o 11º Simpósio Nacional das Famílias. O encontro será on-line, pela segunda vez, por conta da pandemia. O tema escolhido para essa edição é “Família e Catequese”, e o lema “Como poderia entender, se ninguém me explica” (At, 8,31).

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), neste ano, tem a parceria da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB na preparação do evento por conta da temática.

O Simpósio é uma oportunidade de refletir sobre a relação da família com o processo catequético. Além disso, apresentará à Pastoral Familiar as indicações do “Novo Diretório para a Catequese”.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, Padre Crispim Guimarães, ao comentar o tema do evento, lembra duas expressões sobre a família:

“A expressão ‘Igreja Doméstica’ ressalta o papel da família como primeira Igreja. A expressão ‘Igreja família de famílias’ também denota o ser da família e da Igreja, que não são iguais, mas complementares.”

Leia também
.: Em simpósio, Papa Francisco pede ‘graça divina’ às famílias
.: O valor da família expresso na exortação apostólica Amoris Laetitia

Catequese

O Diretório da Catequese, no Capítulo VIII, ao se referir à catequese na vida das pessoas, fala de um processo contínuo, no qual a família é o espaço por excelência de anúncio da fé. 

“A catequese começa em casa, na mais tenra idade, e não deve ser interrompida em nenhuma etapa da vida, porque somos sempre necessitados do anúncio do Reino. Obviamente, existem etapas diversas, algumas passam pelos conteúdos doutrinais mais elaborados, que são oferecidos nas estruturas paroquiais. Por isso, não é exagero dizer que não existe catequese sem família e família sem catequese quando pensamos na Igreja.”

O documento afirma que o futuro das pessoas, da comunidade humana e da comunidade eclesial dependem, em grande parte da família, da célula fundamental da sociedade. 

Confira
.: Especial Família

Catequese na família

Padre Crispim lembra que a catequese que acontece na família dá-se pelo anúncio dos princípios da fé, seja pela participação na comunidade, que introduz especialmente os filhos na vivência litúrgica, seja de maneira muito particular pelo testemunho dado pelos cônjuges, que manifestam, no dia a dia, uma vida coerente entre aquilo que é anunciado no Evangelho e o que é vivido em casa e na sociedade. A introdução primeira, sobre os conteúdos da fé, como o “temor a Deus” e o amor ao próximo, a vida de oração, começa em casa.

“A catequese na família, portanto, tem a missão de revelar aos protagonistas da vida familiar, sobretudo os cônjuges e aos pais, o dom que Deus lhes concede mediante o sacramento do matrimônio”, afirma o documento. 

As famílias também contribuem no processo da catequese assumindo, se for possível, o papel de catequista na própria comunidade paroquial, e não só um membro da família, mas toda ela, assumindo uma “turma” de catequizandos. 

“O testemunho da família catequista ajuda, sobretudo, os adolescentes e crianças, que tanto sofrem a ausência dos pais e adultos praticantes da fé, a se constituírem como pessoas, cristãos e cidadãos”, salienta o Padre.

Simpósio 

O 11º Simpósio Nacional das Famílias aprofundará a relação da família e da catequese. Também procurará trabalhar a temática da catequese na família, isto é, a família que desempenha a função de catequizar em casa. Sobre a catequese com a família, sendo que a comunidade deve fazer chegar no coração da família, o querigma, para que esta tenha consciência da sua identidade e missão. Por fim, a catequese da família, levando a Igreja Doméstica ao campo da missionariedade. 

Para alargar a visão da catequese, como lugar de evangelização, casais que fizeram a experiência de serem acompanhados no namoro, no noivado, como recém-casados, um padre que acompanha os casais formadores de noivos, um bispo e um casal formador participarão de uma Mesa Redonda, falando do processo catequético que vivenciam ou vivenciaram nas diferentes etapas familiar.

As inscrições para o evento estão abertas em http://bit.ly/Simp2021 . O Simpósio será transmitido das 8h às 12h e das 14h às 17h30 no canal da Pastoral Familiar no Youtube. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo