Monsenhor José Airton Guedes

Falece padre em exercício mais antigo do mundo

Faleceu ontem, 19, em Recife (PE), Monsenhor José Airton Guedes, 102 anos, o mais antigo padre em exercício no mundo. Sacerdote da Arquidiocese de Olinda e Recife, estava internado desde o início de outubro em um hospital da capital pernambucana e faleceu após uma infecção generalizada.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, de quem Monsenhor Guedes foi confessor, celebrou a missa de corpo presente às 10 horas. Seu corpo será sepultado hoje, 20, no Cemitério de Santo Amaro.

Padre Francisco Caetano Pereira, que por oito anos auxiliou Monsenhor Guedes na paróquia, conta que seu superior jamais se curvou à doença: "Sofreu três acidentes vasculares cerebrais (AVCs). A partir daí, perdeu parte dos movimentos e da fala. "Mesmo assim nunca deixou de concelebrar a Missa", relembra o padre. Sentado em uma cadeira de rodas, o monsenhor esforçava-se num canto do altar e erguia a mão para abençoar a Hóstia e o Vinho junto a Padre Caetano".

Sua vida

Monsenhor Guedes estudou em Roma, no Colégio Pio Latino, e tornou-se padre no fim da década de 20, aos 22 anos. De volta ao Brasil, fundou a Escola Dom Bosco, no bairro de Peixinhos, em Olinda, hoje administrada pela Organização do Auxílio Fraterno (OAF), entidade ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife.

Recebeu por Pio XII, em 1957, o título de vigário colado. A distinção não permitia a transferência da paróquia.

"Ao completar 75 anos, apresentou a renúncia, mas Dom Hélder Câmara disse que ele estava muito bem e deveria continuar", afirmou Padre Caetano.

Em 2005, o Arcebispo emérito de João Pessoa, Dom Marcelo Carvalheira, celebrou a Missa que abriu as comemorações do centenário do religioso.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo