Arte em SP

Exposição sobre Madre Teresa chega ao Largo São Francisco

Entrada é gratuita para a exposição que retrata a vida e obra de Madre Teresa, a beata de Calcutá que será canonizada neste ano

Da Redação, com Arquidiocese de São Paulo

A partir deste domingo, 3, até 31 de julho, o Santuário São Francisco receberá a exposição “Madre Teresa de Calcutá – vida, mensagem e espiritualidade”. A mostra retrata a vida e obra da missionária religiosa a partir de fotos, vídeos, textos, mensagens e relíquias da Beata Teresa de Calcutá, que sera canonizada no próximo dia 4 de setembro.

A exposição já passou por países como Espanha, Inglaterra e Estados Unidos até chegar em São Paulo, onde esteve no Supermercado Andorinha, no Centro Pastoral São José do Belém, no Hospital Santa Catarina e agora no Largo São Francisco, no centro de São Paulo, também com entrada gratuita.

Leia também
.: Madre Teresa viveu período heroico de escuridão espiritual, diz postulador

Os franciscanos responsáveis pelo Santuário abriram seu convento há poucos dias para as pessoas em situação de rua, e agora acolhem a exposição de Madre Teresa que dedicou toda sua vida aos mais pobres. A exposição será inaugurada com a celebração de uma missa às 10h30, seguida de benção.

A entrada é gratuita. O horário de funcionamento da exposição é de terça a sábado das 9h às 17h e aos domingos das 8h às 12h.

História

Madre Teresa de Calcutá é natural de Skopje, na Macedônia, mas era considerada por muitos como indiana, como se apresentava diante da sociedade, devido aos trabalhos caritativos exercidos em Calcutá, na Índia.

Fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, que tem como intuito viver a caridade diária, auxiliando os mais necessitados. Em setembro de 1928, entrou para o Instituto da Beata Virgem Maria, conhecido como as “Irmãs do Loreto”, na Irlanda, onde recebeu o nome de Mary Teresa. Em dezembro, partiu para a Índia e chegou a Calcutá no dia 6 de janeiro de 1929. Lá, professou os votos temporários no mês de maio de 1931 e ensinou na escola para moças em Entally. A congregação fundada por Madre Teresa tem hoje cerca de 4500 religiosas, espalhadas por mais de 130 países.

Madre Teresa morreu em 1997 aos 87 anos. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Mundial das Missões. Ela será canonizada no próximo dia 4 de setembro, em cerimônia presidida no Vaticano pelo Papa Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo