Nova estação

Estação das flores: meteorologista comenta a chegada da Primavera

Fenômeno La Niña deve se fazer presente nesta primavera; tempo mais úmido, chuvas ocasionais e até frentes frias poderão ser sentidas nos próximos meses

Thiago Coutinho
Da redação

Neste quarta-feira, 22, exatamente às 16h21, tem início a Primavera, estação das flores. Até 21 de dezembro, além do desabrochar das flores e plantas, o clima passará por algumas mudanças — com possível chegada de chuva e passagens de frio ocasionais.

“A primavera é uma estação de transição, e geralmente apresenta características tanto de inverno quanto de verão. Ou seja, em média, se observam períodos intercalados de dias mais secos com dias mais úmidos, já com chuvas de fim de tarde ou devido ainda à passagem de frentes frias oceânicas principalmente”, explica Caroline Vidal Ferreira da Guia, meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Este início de estação, porém, ainda será marcado por dias mais secos e quentes, por conta do aumento da radiação solar. “Nesta época também são observados baixos valores de umidade relativa do ar, principalmente agora em setembro e início de outubro”, observa a especialista.

Mudanças inesperadas

Ainda que o calor passe a ser predominante nos próximos meses, algumas quedas de temperatura serão notadas. “Na primavera ainda passam frentes frias, de forma mais oceânica e não pelo interior do país, e como a umidade começa a aumentar, começamos a observar mais chuva em parte do Centro, Sudeste e Sul do país”, confirma a meteorologista.

“São os primeiros sinais da estação chuvosa em boa parte do país, apesar de setembro e outubro ainda apresentarem média relativamente baixas, porém mais elevadas do que os meses anteriores”, reitera.

La Niña

O fenômeno La Niña será mais percebido nesta primavera. Para quem não se recorda, o La Niña provoca o inverso de seu “irmão”, o El Niño, ou seja, o resfriamento das águas do Pacífico Equatorial.

“Além disso, influencia a circulação em várias partes do globo”, reforça Caroline. “Esta La Niña será, a princípio, de fraca intensidade, mas poderá influenciar com chuvas abaixo da média em parte do centro-sul do país e chuvas acima da média em parte da faixa norte”, detalha.

Este padrão de La Niña afetará a região sul do país, que terá temperaturas mais altas do que a média. “É importante destacar que chuvas abaixo da média não se traduz como ausência de chuva — ela, inclusive, pode ser intensa. Mas, ao final de um período mais longo, o volume de chuva acumulado não deverá atingir a média histórica”, finaliza.

A primavera chega ao fim em 21 de dezembro, numa terça-feira.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo