Verão

Especialistas alertam sobre cuidados com a saúde no verão

Verão exige maiores cuidados com pele, hidratação e alimentação

Denise Claro
Da redação

Verão exige maiores cuidados com pele, hidratação e alimentação. / Foto: Getty Images -Batuhan Toker

No verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. Muitos vão às praias, piscinas, parques, ou porque estão de férias, ou mesmo no tempo livre. Apesar do lado positivo do lazer, da diversão, cuidados com a saúde precisam ser tomados.

A radiação solar, nesta estação, age com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer de pele e desidratação.

A dermatologista Drª Thais Maria Notarangeli orienta que é importante evitar a exposição solar das 10h às 16h, em que o sol é mais quente, e se proteger durante todo o dia:

“No verão, é preciso ter cuidado redobrado com a fotoproteção. É preciso fazer o uso adequado do filtro solar, aplicando meia hora antes de se expor ao sol, e reaplicando de 2 em 2 horas. O filtro precisa ser maior ou igual a 30, e com proteção UVA e UVB.”

A especialista lembra que é importante também estar atento na escolha do que vestir, dando preferência a roupas e chapéus de algodão. “As roupas de nylon conferem apenas 30% de proteção solar.”

Na praia, as barracas devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. O uso de óculos de sol também é importante, pois previne catarata e outras lesões nos olhos.

Cuidados com crianças

Nas crianças, pode-se usar o filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos.

“No caso de ser necessário o uso do repelente, aplicar primeiro o filtro, e depois o repelente.”, diz a especialista.

Hidratação

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco.

Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

Alimentação

A nutricionista Flávia de Castro lembra que alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele:

“Cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.”

A alimentação no verão pode ser feita de forma mais saudável e leve, com a ingestão de carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos.

“Frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo