Impresso e digital

Enem 2021 será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro

Datas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, por meio de sua conta do Twitter

Da redação

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. A informação é do ministro da Educação, Milton Ribeiro. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, 31, por meio da conta do ministro no Twitter.

No tweet, Ribeiro afirmou que já havia afirmado, dias atrás, que o Enem 2021 aconteceria e seria aplicado neste ano.

“As provas serão aplicadas, nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, anunciou também.

Inscrições

Em outro tweet, o ministro comentou que os editais serão publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, por meio da Página do Participante.

Enem

O Enem foi instituído, em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. 

O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.

Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Aplicação

A aplicação do Enem ocorre em dois domingos. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: a) linguagens, códigos e suas tecnologias; b) ciências humanas e suas tecnologias; c) ciências da natureza e suas tecnologias; d) matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões, ao todo.

Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo