1ª etapa-âmbito paroquial

Encontro celebrativo abrirá Sínodo Arquidiocesano de São Paulo

No dia 24 de fevereiro, serão apresentadas orientações gerais sobre o Sínodo e sobre os materiais preparados

Da redação, com Arquidiocese de São Paulo

No dia 24 de fevereiro, às 14h30, no Colégio São Luís, zona Sul, acontecerá a abertura da celebração do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo. Em carta enviada ao clero e aos coordenadores de grupos sinodais, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, explicou que o encontro será dedicado à primeira etapa do sínodo no âmbito das paróquias, consideradas organizações da base da Igreja.

O evento não será uma Missa, mas um encontro celebrativo dividido em dois momentos. No primeiro, serão dadas orientações gerais sobre o sínodo e sobre os materiais preparados para o evento nas paróquias. “Por isso mesmo, a participação de todos é muito importante, para que possamos iniciar bem os trabalhos do sínodo”, afirmou Dom Odilo.

Num segundo momento, haverá a solene invocação do Espírito Santo, a acolhida da Palavra de Deus e a consagração dos trabalhos do sínodo a Nossa Senhora, ao apóstolo São Paulo e aos Santos Padroeiros das comunidades paroquiais da Arquidiocese. “No final, será feito um grande envio para a celebração do Sínodo, a começar pelas paróquias ao longo de 2018”, acrescentou o Cardeal.

Leia mais
.: Arquidiocese de São Paulo dá início a sínodo para planejar trabalho evangelizador

Comissões paroquiais

O arcebispo reforçou ainda que, conforme o regulamento do Sínodo, as paróquias precisam organizar a sua Comissão Paroquial do Sínodo que, sob a coordenação do Pároco ou Administrador Paroquial, deve preparar o que lhe compete para o bom encaminhamento dos trabalhos sinodais na paróquia ao longo do ano.

Na etapa paroquial do Sínodo, o povo deverá ser estimulado a fazer uma reunião mensal de grupo, seguindo o roteiro preparado pela Comissão de Coordenação Geral do Sínodo. Essa etapa ocorrerá entre fevereiro e outubro. “No final de cada roteiro de reunião, haverá algumas questões ou perguntas, que o grupo deverá discutir, levando sua contribuição por escrito, após cada reunião, para a Comissão Paroquial do Sínodo. Assim, a paróquia vai recolhendo as contribuições dos grupos, ao longo do ano, para preparar a assembleia paroquial do sínodo, a ser realizada entre o final de outubro e o início de novembro”, orientou Dom Odilo.

Levantamento

Nos meses de julho e agosto, deverá ser feito um levantamento sobre a realidade paroquial, a partir de um roteiro que está sendo preparado pela Comissão de Coordenação Geral do Sínodo. “Para esse levantamento, as paróquias deverão ter muitos voluntários para saírem a campo; eles serão oportunamente treinados e capacitados pela Secretaria Geral do Sínodo, em maio/junho, para fazerem esse levantamento com bom fruto”, contou Dom Odilo.

Em outubro, até o início de novembro, deverão acontecer as assembleias do Sínodo nas paróquias. Para essas assembleias, será preparado e aprovado um regulamento específico pela Comissão de Coordenação Geral. O cartaz do Sínodo e o roteiro das reuniões dos grupos paroquiais começaram a ser distribuídos nas paróquias. Uma vela personalizada acompanhará cada grupo em suas reuniões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo