JMJ Rio2013

Encontro apresenta Ato Centrais, Culturais e Catequeses da JMJ

Tudo sobre os Atos Centrais da JMJ Rio2013. Os preparativos para os eventos com o Papa no Rio de Janeiro no próximo ano foram apresentados, nesta quarta-feira, 28, durante o II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013, além da programação de Atos Culturais e informações sobre as Catequeses.

A programação do terceiro dia iniciou com o secretário do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), monsenhor Josef Clemens, refletindo sobre a mensagem que o Santo Padre enviou aos jovens para a JMJ. Ele disse que a mensagem “Ide e fazei discípulos entre as nações!” (cf. Mt 28,19) se divide em duas partes: a primeira menciona sua funções e o intuito de preparação e a segunda destaca seus elementos particulares.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a JMJ Rio2013

“Com respeito das mensagens das Jornadas, o Memorandum (documento básico) do nosso Pontifício Conselho para os Leigos diz que esse documento base para preparação cita que o Papa Bento XVI se dirige ao tema da JMJ e explica em uma mensagem apropriada, orientando assim, tanto o caminho de preparação, como a celebração, no qual a finalidade prioritária são as catequeses, a evangelização e peregrinação na fé”, disse o monsenhor.

Dando continuidade aos assuntos principais da Jornada, o diretor da Dream Factory, empresa responsável pela Jornada, Jomar Pereira da Silva Junior, apresentou uma maquete em 3D que possibilitou aos presentes uma melhor percepção dos locais para os Atos Centrais. Jomar Junior destacou que a Praia de Copacabana já possui experiência em grandes eventos, como o Réveillon, portanto a região já está amparada para receber as celebrações. Foram esclarecidas dúvidas sobre rotas, localização e acessos às regiões.

Padre Renato Martins, diretor do Setor de Atos Centrais, fez observações da organização da liturgia para Missa de abertura, via sacra e Missa de envio. Ressaltou também sobre as apresentações culturais e espirituais, integrando o uso da tecnologia, hoje, muito comum entre os jovens.

Padre Leandro Lenin, diretor do setor de Preparação Pastoral, apresentou as atividades catequéticas, mencionando como será a atuação dos bispos catequistas e fez uma previsão de lugares de catequeses.

Sobre os Atos Culturais, o gerente do setor, Gustavo Ribeiro, destacou o Festival da Juventude e as atividades como exposições culturais, cinema e itinerários da fé.

Finalizando a manhã, os delegados receberam informações importantes sobre o voluntariado. O diretor do setor, padre Ramon Nascimentos fez relatos sobre a divisão das categorias de voluntariado, o fluxograma e suas metas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo