Artigo Empreendedorismo

Empreendedorismo em tempos de pandemia

Como as empresas podem lidar com o momento de crise atual e se reinventar

André Prado*

A pandemia trouxe sérios prejuízos para algumas companhias, mas também muitos aprendizados. Este mal que acometeu o planeta será, inclusive, um impulsionador do futuro, ou seja, diversas tendências serão antecipadas. Não se pode desprezar o cenário econômico que sucederá o período pós-pandemia. Alguns serão pessimistas e outros otimistas quando, na verdade, será preciso ser bem realista para enfrentar os grandes desafios que virão adiante.

Devido ao isolamento social, apenas determinados negócios denominados como serviços essenciais puderam permanecer em funcionamento. Dessa forma, muitos empresários tiveram de fechar temporariamente as lojas físicas e investir pesadamente no comércio eletrônico para atender seus consumidores.

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

Momento de Crise

É inegável que uma série de organizações terá dificuldades em restabelecer suas atividades após a pandemia do coronavírus, especialmente as microempresas, empresas de pequeno e médio porte. O motivo se deve ao fato de que diversos negócios enquadrados nessas dimensões praticamente trabalham para pagar as contas. Algumas empresas se descobriram tão desorganizadas neste período, que sequer tinham o cadastro atualizado de seus clientes para enviar os boletos ao endereço eletrônico aos consumidores para pagamentos de produtos ou serviços. Todavia, estabelecimentos dessas proporções geram uma considerável quantidade de empregos e representam um percentual significativo de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB).

Estima-se que somente as micro e pequenas empresas sejam responsáveis pela geração de 27% do PIB brasileiro, tendo importante participação no fomento da economia do país. Sabe-se que uma parte significativa desses empreendimentos necessitará de crédito para o restabelecimento de suas atividades. Caso obtido, é preciso ter elevada cautela em como investir o crédito, pois o uso indevido poderá aumentar consideravelmente o endividamento da empresa e conduzi-la rapidamente à falência.

A logística de distribuição também teve de ser aprimorada, visto que muitos consumidores passaram a adquirir mais produtos pela internet. Dependendo do segmento, o sistema de delivery (entrega) e drive thru (retirada de compras na área externa) foram aprimorados. Mudanças drásticas como sempre exigem um alto grau de adaptabilidade por parte das organizações.

As crises sempre serão cíclicas, ou seja, virão e partirão a seu tempo. As empresas devem estar preparadas para o enfrentamento de dificuldades ocasionadas por motivos diversos. Entretanto, vários empreendedores possuem dúvidas de como se preparar para as crises.

Uma solução para isso pode ser encontrada em um dos livros mais antigos da humanidade no contexto da história das vacas gordas e vacas magras. Em outras palavras, deve-se haver boa administração nos tempos de fartura para criar reservas que permitam a sobrevivência nas épocas de escassez. Aliás, este é um exemplo que serve tanto para pessoas jurídicas como físicas.

Em momentos promissores, organizações empreendedoras costumam salvaguardar parte de seus recursos para investimentos futuros e para ter reservas em períodos difíceis. Existem empresas que diversificam em tipos de investimentos e em diferentes operações de negócios, pois como cita uma frase famosa do mercado financeiro que se tornou o lema da diversificação: “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”. Existem exemplos noticiados de empresas que além de conseguir garantir o trabalho de seus colaboradores, ainda fizeram doações significativas no combate à pandemia. Isso demonstra que essas organizações estavam preparadas para ocasiões de crises a ponto de garantir a própria sobrevivência e ainda contribuir com recursos e doações para auxílio a terceiros.

Mundo Pós-Pandemia

No período pós-pandemia, o ambiente organizacional pode ficar ainda mais disputado. O motivo se deve ao fato de que um número considerável de empresas estará em busca da recuperação das perdas.

Corporações capazes de aprender com períodos complicados possuem a capacidade de se recuperar mais rapidamente. Cabe lembrar que algumas organizações possuem a habilidade de se recriar constantemente até mesmo em tempos de cenários complexos.

Ter um diferencial competitivo e inovar continuamente é a palavra de ordem em empresas que se comprometem com a qualidade no atendimento ao cliente, fornecendo todos os subsídios necessários para que os colaboradores de seu quadro atinjam as metas e os objetivos planejados.

A motivação e o esforço para vencer também é um fator essencial que não pode faltar entre os componentes e equipes organizacionais. Colaboradores abatidos pelos eventos ocasionados pela pandemia devem ter seus ânimos restaurados para a retomada.

Independente do período complexo que uma empresa atravesse, as parcerias com fornecedores e contatos com os consumidores devem estar sempre fortalecidos. A união e o apoio mútuo são vitais para o confronto com situações adversas e inesperadas.

———————————————

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo