Artigo Empreendedorismo

Em tempos de crise, empresas devem saber investir

Saber como investir o crédito emergencial recebido é vital para as organizações

André Prado*

Diversas empresas necessitam de crédito para garantir a sobrevivência. Até mesmo organizações promissoras, detentoras de marcas valiosas, buscam crédito em determinados períodos, seja no início ou no decorrer de suas atividades. Com o advento da pandemia uma nova linha de crédito emergencial foi criada para socorrer principalmente as pequenas empresas, responsáveis por empregar um número considerável de funcionários e contribuir para o crescimento da economia do país.

Reclamações têm sido realizadas por parte de micro e pequenos empresários no que se refere à obtenção de crédito. Alguns alegam que o montante disponível é escasso levando-se em consideração o cenário atual. Todavia, sabe-se da existência de crédito oferecido por determinadas instituições financeiras tanto às pessoas físicas como jurídicas. Entretanto, nem todos conseguem ter acesso aos valores oferecidos devido à análise de risco e à elevada possibilidade de inadimplência.

Por vezes, é possível ouvir pessoas que reclamam de empréstimos oferecidos por telemarketing. Para quem atende as ligações é ideal que sempre trate bem os profissionais, pois além de estarem cumprindo suas obrigações sob pressão por metas a serem atingidas, trata-se de um setor que gera uma boa quantidade de empregos. Com o surgimento do cadastro positivo aumentaram as ligações de telemarketing ofertando crédito aos bons pagadores, afinal, instituições financeiras geralmente oferecem crédito somente para quem tem a possibilidade de quitação dos valores.

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

No entanto, quando uma ou mais instituições são procuradas por alguém em busca de crédito, seja para suprir necessidades pessoais ou de um negócio, caso as garantias oferecidas não sejam satisfatórias ou o endividamento seja significativo, provavelmente não terá o crédito aprovado.

Cabe ressaltar que as garantias podem ser bens, patrimônio, fiadores e avalistas entre outros. Mas quem apresenta um severo grau de endividamento dificilmente conseguirá apresentar caução para assegurar compromissos financeiros.

É importante frisar que as instituições que fomentam o crédito possuem sistemas interligados com tecnologias eficazes para realizar análises concretas para recomendar ou não o crédito.

Para alguns, além da dificuldade de obter crédito, ainda existe a falta de discernimento em como usar bem o valor caso obtido. Algumas fontes atribuem a Will Rogers o seguinte pensamento: “Muitas pessoas gastam dinheiro que não tem, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam”.

A superação de crises

Após a obtenção do crédito é importantíssimo saber como investi-lo ao invés de apenas aumentar o endividamento. O crédito deve ser utilizado principalmente em gerar valor.

Uma empresa pode, por exemplo, utilizar o crédito para criação de um novo produto ou serviço que permita a capitalização. Outra opção pode ser a expansão das atividades para algum território promissor. Algumas corporações em tempos de economia instável conseguem negociar com fornecedores com a minimização de custos e maximização dos prazos para pagamento, realizar promoções que antecipem pagamentos com clientes quando possível em alguns tipos de negócios e salvaguardar a empresa com o aporte de capital de terceiros.

O bom empreendedor é aquele que monta e desmonta operações de acordo com o panorama. Quando um negócio não é mais viável, outro pode ser criado para substituí-lo. Não se deve se apegar ao que não traz mais retorno e nem esperar que a empresa perca sua total capacidade de honrar seus compromissos para depois tomar decisões.

A gestão, visão e ações podem fazer bastante diferença nos momentos de crise, principalmente quando atitudes inteligentes são tomadas por aqueles que estão envolvidos com o bem maior da organização.

________________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo