Governo

Em pronunciamento, Bolsonaro se manifesta sobre saída de Moro

Pronunciamento foi feito nesta sexta-feira, 24

Da redação

O presidente Jair Bolsonaro convocou um pronunciamento para esta sexta-feira, 24, após o pedido de demissão de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Meu compromisso é com o Brasil e com a democracia. Sempre dei plena liberdade aos meus ministros, sem abrir mão do meu poder de veto e da minha autoridade como presidente da república. Sempre mantive diálogos republicanos com todos os meus ministros. Temos discordâncias e convergências, mas em qualquer situação mantive o respeito à opinião de todos. Sempre fui leal a eles.”

O presidente elogiou o trabalho feito pelo ex-ministro, especialmente na Lava-Jato, mas lamentou não poder contar mais com Moro, que, segundo o presidente, estava comprometido “com o seu próprio ego”.

Bolsonaro falou sobre sua relação com Sérgio Moro e da conversa que tiveram sobre a substituição da direção-geral da Polícia Federal:

“A exoneração ocorreu após uma conversa minha com o ministro da justiça pela manhã de ontem. À noite, eu e o Dr. Valeixo conversamos por telefone, e ele concordou com a exoneração a pedido.”, afirmou, complementando com a informação de que o ex diretor-geral da PF queria sair do cargo desde o mês de janeiro.

Na sequência, o presidente lembrou que é sua a função de nomear os cargos para a Polícia Federal e disse ter ficado decepcionado com a atitude de Moro, ao convocar uma coletiva para expor a decisão da demissão.

“Meu compromisso é com a verdade, sem distorções.”, disse, afirmando não serem verdadeiras as colocações de Moro na coletiva sobre suas ações, e ressaltou que o ex-ministro havia afirmado que aceitaria a substituição do diretor-geral da Polícia Federal, mas somente em novembro, depois que fosse indicado para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.

E finalizou: “A confiança é uma via de mão dupla. Continuarei fiel a todos os brasileiros, seguirei no combate à corrupção, às organizações criminosas e no trabalho para a redução da criminalidade.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo