Episcopado

Dom Severino Clasen toma posse como Bispo de Caçador

O novo bispo da Diocese de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, OFM, tomou posse no domingo, 4. A celebração solene contou com a presença do núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, além de muitos bispos e uma centena de presbíteros e diáconos. Presença marcante também da família de Dom Severino e muitos amigos vindos de Araçuaí e São Paulo, além de outras cidades. A cerimônia aconteceu na Catedral São Francisco de Assis.

Dom Lorenzo presidiu a posse, entregando o báculo pastoral a Dom Severino e em seguida conduzindo-o até a cátedra, entalhada em madeira na cidade de Treze Tílias. Da entrega do Báculo Pastoral, que representa o cajado de pastor, participou também Dom Oneres Marchiori, até então, administrador apostólico da diocese. Antes disso, foi lida pelo chanceler da diocese, diácono Everaldo Antonio, a bula papal, que nomeia e autoriza a posse.

Em seu discurso, Dom Lorenzo agradeceu a Dom Oneres pelos nove meses à frente da diocese, desde a renúncia de Dom Luiz Carlos Eccel. Ele também destacou as qualidades do trabalho do novo bispo, que classificou como “zeloso” e “altamente reconhecido”: "Sua experiência pastoral inspira muita confiança. Seus dotes e qualidades são manifestas. E serão qualidades à disposição da diocese de Caçador", garantiu.

Homilia

O novo bispo afirmou que estava com o coração dividido entre a saudade da diocese de Araçuaí, em Minas Gerais, e a alegria por voltar ao seu estado natal. Ele também apontou como pretende conduzir a diocese. "É preciso união de todos os nossos padres visando dar o melhor ao povo. Não podemos falhar!".

Como um gesto simbólico dessa meta, convidou os padres diocesanos a se reunirem em torno de si no altar. "Vamos trabalhar junto ao nosso rebanho para entendermos as suas necessidades e sabermos como atendê-las", disse. "Nossa missão não deve ficar apenas no altar. Mas, deve sempre partir do altar para irmos ao encontro do povo", acrescentou. Dom Severino comprometeu-se em visitar todas as paróquias para manter-se próximo dos padres e ouvir o que têm a dizer.

O prefeito de Caçador, Dr. Imar Rocha e a presidente da Câmara Municipal, Sirley Ceccatto, ao mesmo tempo que acolheram o novo bispo, entregaram placas de agradecimento a Dom Oneres.

Imar Rocha deu as boas vindas ao bispo em nome da cidade. Além de ressaltar a influência do catolicismo para a ciência, o direito e a cultura ao longo da história, também declarou confiança nesta nova fase. "Com certeza absoluta, irá conduzir. Irá liderar a sua comunidade católica de toda a nossa região, de forma que irá dar a esse povo condições de, quem sabe, alcançar um dia a justiça social que tanto ansiamos. Seja bem vindo, Dom Severino".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo