HOMILIA

Dom Sérgio: "Precisamos ir ao encontro das ovelhas sofridas"

Dom Sérgio da Rocha diz que para ser um evangelizador que reza e trabalha, é necessário permanecer em Cristo e se alimentar do Pão descido do céu

Monique Coutinho
Da redação

A Missa desta sexta-feira, 24, último dia da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, foi presidida pelo Arcebispo de Brasília (DF) e mais novo Presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, que logo no início da reflexão, agradeceu a Deus por tudo o que aconteceu nas duas semanas do evento.

Com relação a Liturgia do Dia, o bispo afirma que a palavra de Deus ilumina, a Eucaristia alimenta e o Espírito de Deus conduz a todos para uma caminhada em comunhão com o Santo Padre Papa Francisco, que convida todos a “conservar sempre a esperança, deixando se surpreender por Deus e a viver na alegria”.

Dom Sérgio afirma que durante a Assembleia Geral, pôde sentir a forte presença de Jesus ressuscitado. “Ele têm nos ajudado a reafirmar que a CNBB é um dom precioso do Seu amor por nós. Bendito seja Deus pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”.

O bispo indica três aspectos da vida e missão da Igreja: primeiro é o olhar que se volta para Cristo. A Igreja vive do encontro com Jesus e a Palavra traz a reflexão da presença do Ressuscitado na vida de cada um.“O Senhor vem a nós nas diferentes situações e nos surpreende com a sua misericórdia”.

Leia mais
.: Dom Sérgio da Rocha é o novo presidente da CNBB
.: Dom Sérgio e Dom Petrini vão representar a CNBB no Sínodo

Para ser um evangelizador que reza e trabalha, animados pelo Espírito Santo, é necessário permanecer em Cristo e se alimentar do Pão descido do céu. “O encontro pessoal e comunitário com Cristo, especialmente a Eucaristia, é fonte e sustento de nossa vida e missão”.

O segundo aspecto é o olhar para Cristo, que se completa com o olhar para a Igreja. “Somos discípulos que necessitam da Igreja, para discernir a presença e os apelos do Ressuscitado, para enxergar com a luz da fé”.

O Terceiro aspecto é o olhar para Cristo e para a Igreja que leva a ter uma visão de responsabilidade para com o povo e a missão. “Queremos ser cada vez mais uma Igreja missionária, que compartilha a experiência do encontro com Cristo e a alegria do Evangelho no meio do povo”.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral da CNBB

Dom Sérgio cita Ananias e Paulo como exemplos, para que assim como eles, todos possam acolher e dizer sim a Jesus, sendo instrumentos escolhidos por Deus para anunciar o Seu nome. “Que possamos sair e ir ao encontro de todos, especialmente dos mais pobres e sofredores”.

“É preciso sair da comodidade das nossas casas para procurar os que no mundo de hoje vivem como Saulo, necessitados da luz da fé e do encontro com Cristo, da acolhida fraterna na comunidade e da vida nova em Cristo”.

Ao concluir, o novo presidente da CNBB observa que é necessário dar maior atenção e ir ao encontro das ovelhas sofridas, feridas e errantes do rebanho de Cristo. “Que jamais desanimemos diante dos desafios, porque não estamos sozinhos. Jesus prometeu estar sempre com aqueles que Ele envia em missão. Nele nós cremos, Nele nós esperamos”.

No final da celebração, todos os bispos presentes no Santuário dirigiram-se à imagem de Nossa Senhora Aparecida, para pedir a sua bênção.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo