Formação presbiteral

Dom Sérgio antecipa alguns itens do novo documento

Com o título “Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil”, o novo documento de formação sacerdotal foi aprovado nesta quarta-feira, 29, pelos bispos reunidos na 47ª Assembleia Geral da CNBB.

De acordo com o Arcebispo de Teresina (PI) e presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, o documento final, aprovado por unanimidade, demonstra a unidade dos bispos em desejar uma formação eficaz nos seminários e a permanente para os sacerdotes.

“É uma graça de Deus termos conseguido um resultado tão importante pois expressa comunhão na vida da Igreja e a certeza de que vamos assumir juntos. Se aprovamos em conjunto, também assumiremos em conjunto”, declarou.

Dom Sérgio explicou ainda os procedimentos ocorridos com documentos desta natureza, até a sua publicação. Após a aprovação pelos bispos, o texto é encaminhado à Santa Sé para reconhecimento pontifício. A Sagrada Congregação para a Educação Católica vai analisar o documento, pois é o organismo da Cúria Romana responsável pelos seminários.

Contudo, “não podemos afirmar quando se concluirá a aprovação pela congregação. Temos urgência, tendo em vista que as últimas diretrizes já têm o seu prazo esgotado. Vamos aguardar em oração, para que o melhor seja feito”, ressaltou o bispo.

Presbítero, discípulo e missionário de Jesus Bom Pastor

Ao concluir, o arcebispo de Teresina declara que “o novo documento é de grande riqueza, não somente pela sua extensão”. Segundo o prelado, cada parágrafo possui um precioso conteúdo, com diversas referências a documentos da Igreja e à Sagrada Escritura. Um dos itens destacados por Dom Sérgio são os parágrafos relativos à identidade da missão do presbítero.

Este tópico, inspirado no Documento de Aparecida, tem como tema “Presbítero, discípulo e missionário de Jesus Bom Pastor”. Isto para lembrar que o padre que a Igreja precisa deve ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. Entretanto, “deve ser alguém que, a partir do seguimento, se coloca em missão e o faz olhando para Jesus, a fim de ter os mesmo sentimentos e atitudes do Bom Pastor”.

Leia mais
.:
CNBB dedica Celebração Eucarística aos bispos eméritos
.: Assembleia da CNBB chega ao penúltimo dia de trabalhos
.: CNBB divulga Manifesto em favor da família

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo