Votação encerrada

Dom José Belisário é escolhido delegado da CNBB para o Celam

Bispo encerra mandato como vice-presidente da CNBB e assume como delegado para o Celam; seu suplente será Dom Anuar Battisti

Da Redação, com CNBB

O arcebispo de São Luís (MA), Dom José Belisário, foi eleito delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) em segundo escrutínio realizado ainda na noite de quarta-feira, 22.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 23, pela CNBB. Ele recebeu 189 votos do total de 268, superando os 135 votos requeridos para a maioria absoluta. Em 2011, Dom Belisário foi eleito vice-presidente da CNBB. Seu mandato se encerra nesta sexta-feira, 24.

Sobre Dom José Belisário

Dom Belisário nasceu em 1945, em Carmópolis (MG), e foi ordenado sacerdote em 1969.

Ele estudou Filosofia no Convento São Boaventura, em Dalto Filho (RS), e Teologia no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais.

O Papa João Paulo II o nomeou bispo da diocese de Bacabal (MA), em dezembro de 1999, e sua ordenação episcopal ocorreu em fevereiro do ano seguinte. Em 2005, o Papa Bento XVI o elevou a arcebispo para a sede de São Luís, no Maranhão. Atualmente, ele é vice-presidente da CNBB.

Seu lema episcopal é “Invisibilem Tamquam Videns” – “Como se visse o invisível”.

Suplente

Como suplente de Dom Belisário junto ao Celam, foi eleito nesta quinta-feira, 23, em segunda votação, o arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti. Ele recebeu 150 votos do total de 258, e assim superou os 130 votos requeridos para a maioria absoluta.

Nascido em Lajeado (RS), em 1953, Dom Anuar foi ordenado presbítero em 1980. Estudou Filosofia no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Curitiba (PR), e Teologia na Studium Teologicum de Curitiba e na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Em 1996, foi nomeado administrador diocesano de Toledo (PR) e exerceu o cargo por dois anos, até que o Papa João Paulo II o nomeou bispo diocesano de Toledo, em 1998. Em setembro de 2004, foi nomeado arcebispo de Maringá (PR) pelo Papa João Paulo II.

Em maio de 2007, participou como membro delegado pela CNBB da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida (SP).

Seu lema episcopal é “Caminhai no Senhor”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo