Missa

Dom Joel aos bispos: apresentar dificuldades e esperança ao Senhor

Secretário-geral da CNBB presidiu a missa do segundo dia dos trabalhos da 58ª Assembleia Geral dos bispos do Brasil

Da redação

Dom Joel Portela durante missa da 58ª AG da CNBB/Foto: CNBB

Apresentar dificuldades e esperança ao Senhor. Foi o pedido do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portela, aos bispos do país.

O prelado presidiu a celebração eucarística do segundo dia da 58ª Assembleia Geral dos bispos do Brasil (AG). A missa foi transmitida pelo Youtube da Conferência.

Missa: abertura diária da AG

Em sua homilia, Dom Joel destacou que toda a AG traz uma marca e suscita uma série de perguntas.

“Qual lado irá predominar? O que faremos para conseguir tal ponto? Quais recursos serão utilizados? Quais os procedimento e protocolos que serão seguidos? O que juridicamente será feito?”, são algumas delas.

Leia mais
.: Todas as matérias da 58ª Assembleia Geral dos bispos do Brasil

De acordo com o bispo, os detalhes tecnológicos, jurídicos e protocolos são importantes, mas mais importante ainda é iniciar a AG, o dia de trabalho, diante do altar.

“Dá um outro sentido. Faz com que a Assembleia seja um ato de fé”, sublinhou o secretário-geral da CNBB.

Apresentar dificuldades e esperança

O prelado afirmou que as leituras da Missa desta segunda-feira, 12, e desta terça-feira, 13, são uma continuidade. Elas detalham o encontro de Jesus com Nicodemos.

Segundo Dom Joel, a Igreja quando faz uma Assembleia, os bispos quando se reúnem em Assembleia, querem fazer como Nicodemos: colocar-se diante do Senhor.

“Apresentar suas dificuldades e também esperança”, frisou. O bispo reforçou que a AG é um encontro com o Senhor, que gera um resultado muito significativo.

Jesus que vai ao encontro do seu povo

No final do Evangelho de hoje, Jesus recorda a Nicodemos um texto do Antigo Testamento e lembra as serpentes que atacavam o povo no deserto.

Na primeira leitura, o povo chama Moisés e pede que ele faça uma serpente de bronze.

Dom Joel recordou que o povo da primeira leitura tinha muitas necessidades, enquanto o povo do Evangelho não. Mas, mesmo diante dessa ausência de dificuldade, Jesus Ressuscitado, pela força do espírito, vai até eles.

O prelado voltou a repetir que a 58ª AG marca a história da Igreja no Brasil. Igreja essa que deseja ter uma história de serviço, principalmente aos necessitados.

Pandemia

Mesmo a pandemia da Covid-19 não estando em pauta na 58ª AG, o bispo recordou que o ambiente em que todos os bispos do Brasil estão inseridos é o de pandemia.

“Estamos tristes e envergonhados de estarmos no topo do ranking dos países de maiores mortes e casos. Coloquemos isso diante do Senhor”, incentivou.

Dom Joel citou os muitos problemas vividos no país, como os mais de 300 mil mortos, a falta de oxigênio em alguns locais e também a corrupção. “A pandemia ganha uma lente de aumento”.

Pedidos a Deus

Ao final de sua homilia, o secretário-geral da CNBB exortou os bispos a pedirem a Deus que os ilumine e oriente neste tempo.

“Que Deus dê força aos bispos e à Igreja no Brasil para que o enfrentamento da pandemia seja feito no espírito de serviço”.

Escutando a voz do Senhor, Dom Joel afirmou que a Igreja coloca-se a serviço para que haja vida e paz para todos. “Peço e agradeço: rezem por nós, pela Igreja no Brasil, pelo Brasil”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo