Novo arcebispo de Campinas

Dom João Inácio após nomeação: “Agradeço as orações!"

O bispo transferido da Diocese de Lorena será o oitavo bispo e sexto arcebispo da Arquidiocese de Campinas

Julia Beck, com colaboração de Arieli Prado 

Dom João Inácio Müller, / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

“Em primeiro lugar, agradeço a Deus pelas bençãos que Ele me concedeu durante este período de cinco anos e meio a frente da Diocese de Lorena. Aqui tive a graça de aprender tanto e conhecer tantas pessoas maravilhosas”, afirmou Dom João Inácio Müller após o anúncio realizado pela Santa Sé nesta quarta-feira, 15, de sua transferência da Diocese de Lorena (SP) para a Arquidiocese de Campinas (SP).

Segundo o bispo, Lorena significou um povo de muita piedade, de muita fé e também um presbitério valente e de boa convivência. “Tive um contato muito intenso com a Canção Nova, que é uma comunidade grande, de extensão e expressão. (…) Aprendi demais não só com o Monsenhor Jonas ou com aqueles que estão a frente da comunidade, mas com todos os consagrados”, comentou o novo arcebispo de Campinas.

A posse de Dom João Inácio acontece no dia 14 de julho – aniversário de Campinas –, às 15h, durante celebração campal na Praça José Bonifácio em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, em Campinas. Entre esta quarta-feira, 15, e o dia da posse, o bispo permanecerá com suas atividades normais na Diocese de Lorena. “Agradeço as orações e que Deus abençoe a todos!”, despediu-se o bispo.

Carta de Acolhida

A Arquidiocese de Campinas enviou publicamente a Dom João Inácio uma carta de acolhida, após a nomeação. A carta, assinada por monsenhor José Eduardo Meschiatti – administrador diocesano de Campinas –, cita o versículo 15 do capítulo 3 da bíblia, escrito por Jeremias, que diz: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração”.

“A Arquidiocese de Campinas amanheceu em grande alegria pela nomeação do seu novo Arcebispo Metropolitano, Dom João Inácio Müller. Queremos saudar aquele que o coração do Bom Pastor elegeu para conduzir esta porção do Povo de Deus”, escreveu o monsenhor, que prosseguiu: “Durante o período de Sé Vacante, toda a Igreja Particular de Campinas esteve unida em oração pedindo a Deus que lhe enviasse um novo bispo. Agora este mesmo povo o acolhe com muita felicidade, como o pastor maior que vem para confirmar os irmãos na fé e conduzi-los com fidelidade no seguimento de Jesus”.

Dom João Inácio será o oitavo bispo e sexto arcebispo da Arquidiocese de Campinas que possui 110 anos de criação. “Dom João Inácio é dom de Deus para todos nós, expressando o cuidado que Ele tem em não deixar faltar pastores para conduzir o seu Povo. O lema que inspira o seu ministério episcopal Amor Dei Gloria (O Amor é a Glória de Deus) nos traz esperança e confiança para continuar a Missão, diante dos desafios que hoje nos são apresentados”, afirma a carta de acolhida. Por fim, monsenhor Meschiatti rogou: “Suplicamos à Imaculada Conceição, padroeira de nossa Arquidiocese, que com amor materno, torne fecundo o seu ministério episcopal nesta Igreja”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo