Reconhecimento

Dom Helder Câmara recebe homenagem dos bispos do Brasil

A Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunida em Indaiatuba (SP), prestou hoje, 27, uma solene homenagem a Dom Helder Câmara pelo centenário de seu nascimento, comemorado no dia 7 de fevereiro. Na abertura da sessão, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, fez um pronunciamento destacando os feitos de Dom Helder, que o tornaram um grande homem.

Em seguida, Marina Bandeira, que conheceu o arcebispo por cerca de 30 anos, contou um pouco da história dele e do período que conviveu com ele, destacando sua ousadia, empenho e a simplicidade que sempre manteve, “mesmo quando era muito conhecido, andava de bonde”.

O Arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, amigo e testemunha do prelado, falou sobre papel de Dom Helder na Igreja do Brasil ao longo do século XX. O Conselho do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco) como parte das festividades, exibiu um vídeo com imagens do arcebispo como profeta do amor, da justiça e da paz, junto com sua histórica oração Mariana.

Veja fotos e frase de Dom Helder no Flickr

Sobre Dom Helder

Dom Helder nasceu em Fortaleza (CE), no dia 7 de fevereiro de 1909 e faleceu no dia 28 de agosto de 1999, como arcebispo emérito de Olinda e Recife (PE).

Desde sua juventude Dom Helder mostrou sua determinação e comprometimento com as realidades sociais. Foi ordenado sacerdote com apenas 22 anos de idade, após autorização especial da Santa Sé e aos 43 já era bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

No dia 12 de março de 1964 foi designado para ser arcebispo de Olinda e Recife (PE), função que exerceu até 2 de abril de 1985.

Leia mais:
.: Tudo que foi publicado sobre Dom Helder
.: Cobertura completa da Assembleia dos Bispos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo