CEN 2020

Dom Fernando preside reunião sobre Congresso Eucarístico Nacional

Dom Fernando Saburido coordenou reunião para alinhar estratégias sobre a realização do Congresso Eucarístico Nacional

Da redação, com Arquidiocese de Olinda e Recife

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, coordena reunião na Cúria Metropolitana / Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, coordenou uma reunião nesta terça-feira, 13, em que definiu estratégias e ações sobre a realização do Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado 12 a 15 de novembro de 2020, em Recife.

Esta será a 18ª edição do CEN, sediado pela segunda vez na capital pernambucana ― a primeira foi em 1939, no Parque 13 de Maio. O tema para 2020 será “Pão em todas as mesas” e o lema, “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (cf. At 2, 46).

Na reunião, o arcebispo ouviu os responsáveis pelas treze comissões constituídas por ele, que levarão adiante os trabalhos para organizar o evento. Fiéis católicos, bispos e sacerdotes vindos de todo o país participarão das atividades e celebrações, programadas com a colaboração das dioceses existentes nas quatro províncias do Regional NE2: Olinda e Recife, Petrolina, Salgueiro, Floresta, Garanhuns, Palmares, Caruaru, Pesqueira, Afogados da Ingazeira, Nazaré, Paraíba, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Maceió, Penedo, Palmeira dos Índios, Natal, Caicó e Mossoró.

Dom Fernando diz que convocar reuniões sistemáticas dois anos antes da data marcada para o evento parece configurar muita antecedência, mas o cuidado é necessário. “O centro da Igreja do país, nos dias do Congresso, será a Arquidiocese de Olinda e Recife, e muito nos honra cuidar dos detalhes, para o crescimento da fé do povo de Deus”, comentou.

Para o secretário geral do congresso, monsenhor Albérico Bezerra, reuniões como esta são importantes para alinhar as diretrizes, avaliar o andamento das tarefas das comissões, além de sugerir novas estratégias para enriquecer o evento. “Precisamos da colaboração de todas as áreas ― infraestrutura, comunicação, hospedagem, cultura, liturgia, segurança, feiras e outras ― para que tudo ocorra a contento, honrando a dimensão do Congresso”, afirmou.

Atividades e celebrações do Congresso Eucarístico Nacional acontecerão em locais distintos na Região Metropolitana: abertura e Primeira Eucaristia na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata; palestras, exposições, feiras e shows no Centro de Convenções, em Olinda; e encerramento no Marco Zero do Recife.

O Papa Francisco enviará um representante para participar do Congresso. O presidente da Comissão Central de organização do evento é o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que é também presidente do Regional NE2.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo