Santuário Nacional

Dom Damasceno preside Missa na abertura da Assembleia da CNBB

Arcebispo de Aparecida (SP) deu as boas vindas a todos os que participam e trabalham na Assembleia e enumerou alguns pontos que estarão em debate no evento

Jéssica Marçal
Da Redação

Cardeal Damasceno durante homilia nesta manhã no Santuário Nacional / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Cardeal Damasceno durante homilia nesta manhã no Santuário Nacional / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Teve início nesta quarta-feira, 15, com a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP), a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Quem presidiu a celebração eucarística foi o presidente da entidade, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP).

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral da CNBB

Logo no início da Missa, o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF), anunciou a transferência e a nomeação de bispos feitas pelo Papa Francisco e divulgadas pelo Vaticano hoje.

Dom Wilson Luís Angotti Filho, até então bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) foi transferido para a diocese de Taubaté (SP). E como novo bispo auxiliar da capital mineira, foi nomeado padre Edson José Oriolo dos Santos.

O Cardeal Damasceno deu as boas vindas a todos os que vão participar e trabalhar na Assembleia bem como ao núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, cuja presença, segundo o cardeal, é um sinal da comunhão com o Papa Francisco.

Bispos acompanham homilia de Dom Damasceno / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Bispos acompanham homilia de Dom Damasceno / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Do Evangelho do dia, Dom Damasceno destacou as palavras iniciais que levam a entender o significado da missão de Jesus: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.

“Sem a ressurreição de Jesus, a humanidade estaria diante do maior enigma, a morte. A violência e o pecado teriam a última palavra. Mas Deus, com uma ação que revela toda a potência e a grandeza do seu amor, ressuscita seu Filho e ilumina o mundo com a luz da vida”.

A ressurreição de Cristo é a Boa Nova por excelência, disse o arcebispo de Aparecida, acrescentando que o encontro com Jesus transformou a vida dos discípulos. E hoje, a missão da Igreja, tendo experimentado o amor misericordioso de Deus, é anunciar essa graça da ressurreição. “Não há situação que não possa ser iluminada com a luz da ressurreição”.

A Assembleia

O presidente da CNBB pediu que todos rezem pelos bons frutos da Assembleia que começa hoje. Em pauta, estarão vários assuntos importantes, como as diretrizes para a ação evangelizadora no Brasil no período de 2015 a 2019 e a eleição da nova presidência da entidade.

Outro tema de destaque será a vocação e a missão dos leigos na Igreja e na sociedade. Além de estudos, debates e tomada de decisões, haverá também o retiro, ponto central da Assembleia. “Estaremos reunidos, como os apóstolos, em torno do ressuscitado para pedir que nos oriente durante nossos trabalhos”.

Não faltou na homilia um agradecimento à imprensa que realiza a cobertura da Assembleia e, assim, torna de conhecimento público todos os assuntos debatidos ao longo do evento.

Leia também
.: CNBB inicia Assembleia Geral nesta quarta; entenda a reunião
.: Dom Damasceno faz balanço de seus 4 anos à frente da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo