Viagem a Roma

Dom Cláudio Hummes apresenta ao Papa situação da Amazônia

Em viagem a Roma, cardeal brasileiro conversa com Francisco; Santo Padre disse que o Brasil precisa desenvolver a Amazônia sem destrui-la

Da Redação, com Rádio Vaticano

Cardeal Cláudio Hummes / Foto: Arquivo

Cardeal Cláudio Hummes / Foto: Arquivo

Em sua estadia em Roma nesses últimos dias, o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, Cardeal Cláudio Hummes, encontrou-se com o Papa Francisco. Em entrevista à Rádio Vaticano, que vai ao ar nesta quinta-feira, 13, o cardeal contou que o foco da conversa foi a Amazônia, tema estimado pelo Santo Padre.

O Cardeal vai a Roma periodicamente e conversa com Francisco sobre essa missão e seus desafios. Ele diz que o Papa sempre encoraja esse trabalho e já ressaltou aos bispos brasileiros que a Amazônia é um teste decisivo para a Igreja e a sociedade brasileira.

“De fato, ele diz: ‘Olha, é preciso prestar muita atenção e ter bem claro que não podemos perder a Amazônia como Igreja; e o Brasil tem que saber encontrar o caminho para preservar a Amazônia, desenvolvê-la, sim, mas sem destruí-la’”.

Outro questão em pauta foi a Rede Repam – Rede Eclesial Pan-Amazônica, criada em setembro desse ano em Brasília. A Rede têm âmbito latino-americano, envolvendo nove países da região amazônica.

“De modo geral, conversei sobre minhas viagens pela Amazônia, sobre os encontros que tenho lá, e principalmente esta última viagem, quando estive em Rio Branco e Lábrea. (…) Volto ao Brasil com certeza, muito entusiasmado. Sempre digo que o Papa me encoraja sempre. É o que faz e sabe fazer também. Ele anima a gente, abençoa a gente; enfim, voltamos a trabalhar… e a suar a camisa”, concluiu o cardeal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo