Bispo de Caraguatatuba

Dom Altieri destaca iniciação cristã como prioridade para Itaici

Além do tema principal abordado na Assembleia de Itaici, assuntos relativos à vida missionária da Igreja estão sendo discutidos, como a iniciação cristã e a proclamação do Ano Catequético.

O bispo da Diocese de Caraguatatuba, Dom Antonio Carlos Altieri, destacou como o tema da iniciação cristã é prioritário no encontro dos bispos. Segundo Dom Altieri, os tempos atuais exigem não apenas a catequese inicial, voltada para as crianças, mas também, a exemplo dos primeiros cristãos, a evangelização junto aos jovens e adultos, ou seja, o catecumenato.

“O ponto principal da assembleia é fazer com que a catequese não seja vinculada à uma imagem infantil e a um formato escolar, como se fosse uma aula tradicional”, disse o prelado.

Ao destacar o Documento de Aparecida como uma rica fonte de direção da iniciação cristã, o bispo de Caraguatatuba afirmou que a “Conferência de Aparecida foi um Pentecostes, provocado, de forma particular, ao Brasil pelo Papa Bento XVI, quando escolheu o nosso país para sediar o encontro”.

Dom Altieri também recordou que 72 citações do Documento de Aparecida foram destacadas no documento em elaboração da formação presbiteral. Isto indica, segundo o bispo, que “Aparecida mostrou uma realidade atual e que precisa ser encarada na formação do sacerdote, que, por sua vez, será o formador e animador do catequista, do ministro da Palavra e de toda comunidade”.

Leia mais
.:
Veja os temas tratados pelos Bispos nesta sexta
.: Catequese que não transforma a vida não pode ser verdadeira
.: O essencial é ser verdadeiro discípulo de Cristo, diz Dom Eugênio

Assista aos vídeos
.: Veja como foi o 2º dia da assembleia de Itaici
.: Bispos avaliam vocações sacerdotais no Brasil


Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo