Assembleia de Itaici

Dom Adriano Vasino defende a dimensão comunitária cristã

Na Santa Missa presidida pelo bispo de Floresta (PE) e responsável pelas Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs), Dom Adriano Caccioca Vasino, na manhã desta terça-feira, 28, na 47ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, informou que, nos últimos 40 anos, o número de mártires na América Latina multiplicou-se. De acordo com o prelado, isso se deve ao fato de que a Igreja no continente, despertada pelo Concílio Vaticano II, assumiu o compromisso de ficar ao lado dos pobres e excluídos organizando-os em comunidades eclesiais e despertando-os para a vida social e política.

“A partir da fé em Jesus ressuscitado, muitos irmãos e irmãs, perdendo o medo, começaram a denunciar as estruturas injustas que sufocam e oprimem nossos povos; pagando, muitas vezes, com a vida o compromisso assumido pela fé”, ressaltou Dom Adriano. [leia homilia na íntegra]

Dirigindo-se aos 330 bispos presentes na Assembleia, em Itaici, Indaiatuba (SP), e a todos os demais que participaram da Celebração Eucarística, o bispo de Floresta (PE) salientou que a Igreja, em qualquer época, à medida que for fiel a Cristo, não pode evitar a cruz, pois é este o caminho para a ressurreição.

Sobre as perseguições sofridas pela Instituição criada por Jesus Cristo, que luta em defesa da vida, dos desamparados e excluídos, o presidente da celebração afirmou que elas não faltam nem nunca faltaram. Ele também destacou ser fundamental que a Igreja continue a defender a dimensão comunitária da fé cristã contra as tentações do individualismo, que está, aos poucos, corrompendo a família e os fundamentos da sociedade.

Veja mais fotos no Flickr

Durante esta manhã, os bispos se reúnem para discutir a síntese dos trabalhos dos grupos referente ao tema prioritário “Iniciação à vida cristã”. Outros temas abordados no dia de hoje serão o manifesto em favor da família, o ano catequético e a eleição para o suplente no Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). À tarde, após a coletiva de imprensa, que acontece às 14h30, uma terceira sessão será aberta para discutir assuntos referentes à comunicação do Setor Mobilidade Humana, da Campanha para Evangelização e da Conferência Nacional de Institutos Seculares (CNIS).

Leia mais
.:
Dom Erwin pede que causa indígena não fique esquecida
.: Documento de formação presbiteral em fase final de elaboração
.: Homenagem a Dom Hélder Câmara é tema da Missa em Itaici 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo