Histórias de devoção

Devotos relatam suas experiências com São José, santo celebrado hoje

Festa de São José é comemorada nesta terça-feira, 1º, em toda a Igreja

Denise Claro
Da redação

Dia de São José é celebrado hoje./ Foto: Wesley Almeida

Nesta terça-feira, 19 de março, é comemorada, em toda a Igreja, a Festa de São José. Segundo a tradição católica, a celebração acontece desde o século IV, mas somente em 1621 o Papa Gregório XV incluiu a festa dentre as de preceito.

São José é considerado o Patrono Universal da Igreja. O título veio pelas mãos do Papa Pio XI, em 1870, que afirmou, na ocasião: “São José, depois de Maria, é o maior de todos os Santos”.

O pai adotivo de Jesus recebe um culto especial da Igreja, tendo duas festas em sua memória. Na de hoje, que cai normalmente no meio da Quaresma, é aberta uma exceção litúrgica, em que a Igreja não usa o roxo, mas paramentos brancos na festa do Esposo da Virgem Maria. A segunda acontece no dia 1º de maio, em que o santo é lembrado como São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.

A experiência com São José

A jovem Milene Guimarães fez, em 2015, sua primeira novena a São José./ Foto: Arquivo Pessoal.

Dentre as muitas formas de devoção a São José, está a novena ao santo. E foi rezando a primeira vez com esta novena que a carioca Milene Guimarães teve uma experiência forte com o santo. Ela conta que um dia estava rezando o terço em uma intenção particular, pedindo a Maria o auxílio necessário para tomar algumas decisões:

“No meu coração na hora veio muito forte a lembrança de uma música antiga de São José, “Meu Bom José”, que trata justamente disso, das escolhas feitas por São José em sua vida”.

Milene diz que, a partir daquele dia, passou a se lembrar constantemente de São José em suas orações, e consagrou a ele tudo o que estava vivendo.

“Resolvi fazer então a novena, ninguém sabia que eu estava fazendo. Ao final da novena, uma pessoa rezou por mim, e teve uma visualização: ela via Jesus e São José sentados numa mesa de madeira trabalhando, fazendo alguma coisa que eu não conseguia saber o que era. E eu da outra ponta da mesa via os dois trabalharem e fazia muitas perguntas ‘e isso? E aquilo? Como é que vocês vão resolver aquilo?’. A pessoa me disse que, na imagem, eles não respondiam, somente continuavam a trabalhar, no silêncio.”

Milene contou para sua intercessora que havia feito a novena, e afirma que desta experiência em diante se tornou devota de São José: “Antes, São José era apenas o pai de Jesus, um ‘velhinho’ pelo qual eu tinha respeito. Hoje entendo a presença de São José. Ele é exemplo de um homem forte, que soube colocar Jesus no centro da vida dele, e todas as causas que peço a ele são resolvidas”.

Leia também
.: Em homilia, Papa destaca exemplo de São José
.: “São José é o homem dos sonhos com os pés no chão”, afirma o Papa

Rejane Geronazzo pediu a São José a intercessão pelo seu primeiro emprego. Seu pai já era devoto, e ela também se achegou ao santo:

“Desde que chegamos em SP moramos nas imediações da paróquia então consideramos que foi ele quem nos acolheu nessa nova terra. Em relação ao emprego, como São José tinha me ajudado no primeiro, sempre que precisava trocar, deixar ou arrumar um novo, pedia pra ele. Acho que por ter uma relação muito próxima com meu pai acabei levando isso pra relação com o patrono das famílias. Já que ele é meu pai também, o trato como tal.”

Keila Vilela afirma que contou com a intercessão de São José para salvar sua filha./ Foto: Arquivo Pessoal.

A brasiliense Keila Vilela conta que, em julho do ano passado, estava com a família em um vôo, voltando de férias. Sua filha Isabella, de dois anos, teve uma distorção abdominal e não conseguia respirar.

“Pedi socorro no avião perguntando se havia algum médico, quando um ortopedista nos ajudou. Só sabia clamar a São José para que intercedesse para minha filha não morrer. Gritava pedindo ajuda, quando o piloto baixou o avião para diminuir a pressurização, e minha filha conseguiu voltar a respirar”. 

Para Keila, São José foi o intermediador daquela Graça, e continua a ser seu amigo. “Até hoje agradeço a São José que me valeu! Ele intercede por mim nas minhas maiores aflições, e quando eu digo aflição são os piores momentos que enfrento!”

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo