Dia dos Pais

Devoto de São José, carpinteiro tornou-se pai por intercessão do santo

Próximo ao dia dos pais, estudante recorda devoção do pai a São José: “Quando nasci, ele recebeu como graça a minha vida, tanto que no meu nome tem José”

Julia Beck
Da redação

São José /Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

“Ele me motivou a seguir Jesus”. A frase de Jonas José da Silva, estudante de odontologia, é referente a seu pai, o carpinteiro e ministro da Eucaristia, Orlando Rodrigues da Silva. Devoto de São José, Orlando desde muito jovem sonhava em ser pai. “Quando ele casou com a minha mãe o maior sonho dele era de construir uma família, ter um filho, porém, minha mãe era considerada estéril pela medicina”, conta o estudante, que continuou: “A união deles sempre foi muito voltada para Deus, foi então que meu pai fez uma novena para São José, padroeira da nossa cidade, e seu santo de devoção, pedindo a graça de ser pai”.

Jonas e seu pai, Orlando/ Foto: Arquivo Pessoal – Jonas José

Após a prece ser atendida por intercessão de São José, Jonas relembra a forma de agradecimento escolhida pelo pai para homenagear o santo. “Quando nasci, ele recebeu como graça a minha vida, tanto que no meu nome tem José, sou Jonas José. Foi a forma de agradecimento escolhida pelo meu pai”. A devoção de Orlando não parou por aí, segundo o estudante além de pedir a graça de ser pai, o carpinteiro rogou ao santo para que, assim como ele foi um bom pai para Jesus, que o ajudasse a ser um bom pai para o seu filho Jonas.

Leia mais
.: São José, homem dos sonhos e confiança em Deus, afirma padre joseleito

Padre Pedro Cunha/ Foto: Santuário Santa Cabeça

“Deus sempre nos socorre nas aflições!”, afirmou Orlando ao relembrar as preces que fez a São José desejando a paternidade. “A nossa vida é uma benção a cada dia, e o Jonas faz parte dessa benção!”. Vanda Maria dos Santos, esposa de Orlando e mãe de Jonas, conta que o esposo é um pai maravilhoso. “Ele não teve carinho, nem atenção dos pais, e por isso ele dá o máximo de carinho e atenção ao Jonas. É um marido companheiro, que eu posso contar para todas as horas. Tive dificuldades no início do matrimônio e ele com paciência, como José, compreendeu e esperou. Assim como Jonas, foi São José quem me deu o Orlando”, afirma a esposa.

Para padre Pedro Cunha, reitor do Santuário Santa Cabeça localizado em Silveiras, interior de São Paulo, as características de São José são características essenciais da paternidade, e muitas delas, foram reconhecidas por Jonas e Vanda, como presentes na vida de Orlando. São elas a presença na vida da esposa e dos filhos, o exemplo e a vivência religiosa. “São José foi presença na vida de Maria e na vida de Jesus, porque ser pai significa sim, também ser presença com a mãe, esposa, não só ser presença com o filho. O filho precisa de uma família”, afirmou o sacerdote sobre a característica da presença.

Sobre o exemplo e a presença religiosa de São José na vida de Jesus, padre Pedro comentou: “Jesus sendo Deus careceu de José, um homem comum, para ser presença religiosa em sua vida. Foi José quem fez todos os encaminhamentos religiosos iniciais da vida de Jesus”. O sacerdote aproveitou para reafirmar a importância da presença paterna na Igreja e observou o aumento do número de pais em missas.

Leia também
.: Presidente da CNBB indica melhor presente para Dia dos Pais
.: Dia dos Pais: conheça um testemunho de paternidade

Jonas, sua mãe, Vanda, e seu pai, Orlando/ Foto: Arquivo Pessoal – Jonas José

“O pai e a mãe devem se comprometer a viver uma vida religiosa com o seu filho”, incentivou o sacerdote, que continuou: “Vá para a Igreja. Se nosso exemplo de vida religiosa não for bom, como nossos filhos vão desejar isso para eles? Os filhos copiam os pais. Por isso é necessários que os pais vivam uma vida religiosa, para que seus filhos também possam fazer essa experiência”, concluiu padre Pedro.

A religiosidade de seu pai foi, segundo Jonas, um dos principais incentivos para que ele seguisse a Deus e a Igreja. “Cresci em um berço católico e desde que eu nasci, e eu nasci por uma graça, sempre tive essa imagem do meu pai: indo a Igreja, rezando, sendo ministro da comunhão. Assim foi indo, ele me motivando e mostrando tudo que era certo e errado perante Deus. (…) Eu gostaria de agradecer ao meu pai por tudo que ele fez por mim. Agradecer a Deus pela vida dele, e agradecer a ele por ser esse homem maravilhoso, esse exemplo de São José na terra!”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo