Comemoração

Deus fará obras ainda maiores em Brasília, diz Dom Lorenzo

"Brasilienses, esta cidade não vai parar, porque Deus nosso Senhor fará obras ainda maiores", afirmou o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, em sua homilia durante a Santa Missa, nesta segunda-feira, 3, em memória à Celebração Eucarística que marcou o início da construção de Brasília (DF).

Com a participação de 100 sacerdotes e 350 bispos de todo o Brasil, a cerimônia foi realizada na Praça do Cruzeiro, ponto mais alto do Planalto Central, local onde, em 3 de maio de 1957, o presidente Juscelino Kubitschek implantou a cruz de Cristo durante a celebração conduzida pelo então Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Carlos Carmelo de Motta.

Em seu discurso, o Núncio Apostólico citou as palavras de Dom Carlos Motta: "No santo sacrifício da Eucaristia, Jesus começou a evangelização de Brasília. É uma mensagem cheia de esperança para esta cidade que é o coração do Brasil de hoje, não o de amanhã. Esta não é mais a cidade do futuro, mas onde se constrói a esperança de um povo". [Leia a homilia]

:: Ouça homilia na íntegra

Ao recordar a figura de Juscelino, Dom Baldisseri o chamou de cristão valoroso, homem de fé; e repassou o pronunciamento que Kubitschek fez na primeira Missa campal: “Hoje é o dia de Santa Cruz, dia em que a capital recém-nascida recebe seu batismo cristão, dia em que nela se verifica, pela primeira vez, o mistério da conversão do pão em carne e sangue do Salvador do mundo. Dia em que Brasília se torna autenticamente brasileira, porque, desde suas origens, o Brasil existe com a presença de Cristo”.

:: Leia a homilia na íntegra

:: Veja fotos no Flickr

Dom Lorenzo disse que o Senhor convida os fiéis a assimilarem sempre mais aquilo que os homens de fé realizam para o bem da nação, mas destacou a Igreja, que desde a aurora da evangelização naquelas terras, não deixou de marcar a sua presença em todas as regiões. “A Igreja foi a primeira a fincar no cerrado o madeiro da Cruz na Terra de Santa Cruz”, concluiu.

Ao prestar homenagens àqueles que creram que a fé se implantaria pela graça de Deus, no Planalto Central da nação brasileira, a esses homens o Núncio chamou de apóstolos modernos, e recordou-se de Dom Fernando Gomes dos Santos, Dom Hélder Câmara, Dom Armando Lombardi e Dom José Newton de Almeida Baptista. Agradeceu também ao Arcebispo Emérito de Brasília, Dom José Freire Falcão, e ao Arcebispo Dom João Braz de Aviz pela esmera preparação do XVI Congresso Eucarístico Nacional e por hospedar na arquidiocese a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ao final da celebração, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, falou que a CNBB se reúne em clima eucarístico, “Viemos a Brasília para a assembleia, também para adorar Jesus na Eucaristia com todo o povo de Deus”, completou. O Arcebispo de Brasília agradeceu a todos que ajudaram a realizar a Missa, desde o operário mais simples até os organizadores.

Dentre as autoridades religiosas e civis presentes na celebração, destacamos a presença do Arcebispo de São Salvador (BA), Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo; do Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer; do Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno; do chefe do Gabinete da Presidência da República, Dr. Gilberto Carvalho, e do governador do Distrito Federal, Rogério Rosso.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo