22 de abril

Descobrimento do Brasil: 522 anos da Terra de Santa Cruz

País que contém em sua população maioria católica celebra 522 anos da chegada dos portugueses e, posteriormente, da primeira missa

Ronnaldh Oliveira
Da Redação

Imagem ilustrativa

Dia 22 de abril foi o dia do descobrimento do Brasil. A data remete ao ano de 1500, marcado pela chegada do navegador português Pedro Alvares Cabral. Chegou com uma tripulação numerosa e com experientes navegadores, em um contexto histórico muito próprio daquela época, aliado também às grandes navegações.

No dia 26 de abril, primeiro domingo após a chegada dos portugueses, a primeira missa em terras brasileiras foi celebrada. Presidida por Frei Henrique de Coimbra, ocorreu na Praia da Coroa Vermelha em uma cidade a 741 km de Salvador, chamada de Santa Cruz Cabrália. Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre o local: 

O local  da entronização cristã no Brasil até hoje é símbolo da fé que irradiou para todos os cantos do país, que possui católicos na maioria de sua população, segundo o Instituto Datafolha (51,3%). A primeira Diocese do Brasil, chamada de São Salvador da Bahia, foi fundada no dia 25 de fevereiro de 1551, desmembrada do Bispado de Funchal. 

A companhia de Jesus (Jesuítas) chegou ao Brasil  em 1549, após a fundação da Diocese, com a missão de cristianizar os nativos e zelar pelas comunidades já instaladas no território.

A ilha de Vera Cruz, assim inicialmente chamada, posteriormente Terra de Santa Cruz, só foi realmente chamada de Brasil em 1527, pela grande quantidade de árvores da espécie Pau Brasil existentes nas áreas exploradas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo