Biografia

Dados biográficos de Dom Aloísio Lorscheider

Leo Arlindo Lorscheider nasceu a 08 de outubro de 1924, em Picada Geraldo, Estrela-RS. O nome de seu pai é José Aloysio Lorscheider e o da mãe Verônica Gerhardt Lorscheider.

Fez o curso primário em Picada Winck, em Lajeado, e em Palanque, Venâncio Aires. Ingressou em 1934, no Seminário dos padres franciscanos, em Taquari, RS, onde fez os cursos Ginasial e Colegial.

Em 1942, fez o Noviciado e o primeiro ano de Filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho, Garibaldi,RS. Em 1944, foi transferido para o Convento Santo Antonio, em Divinópolis, MG, onde terminou o curso de Filosofia e fez o curso de Teologia. Passou a adotar o nome religioso de Frei Aloísio, nome que conserva até hoje.

Ordenação sacerdotal

Foi ordenado sacerdote a 22 de agosto de 1948, em Divinópolis, MG.

Já sacerdote, lecionou latim, alemão e matemática no Seminário Seráfico, em Taquari, RS. No final do mesmo ano, foi enviado a Roma, ao Pontifício Ateneo Antoniano, para especializar-se em Teologia Dogmática. No mês de junho de 1952, defendeu sua tese doutoral, sendo promovido com nota máxima: summa cum laude.

Professor de Teologia Dogmática

Regressando de Roma, tornou a lecionar no Seminário Seráfico, em Taquari, até que, em 1953, foi nomeado professor de Teologia Dogmática no Convento Santo Antonio, em Divinópolis, MG. Durante 6 anos, lecionou Teologia e ocupou sucessivamente os cargos de Comissário Provincial da Ordem Franciscana Secular, Conselheiro Provincial e Mestre dos Estudantes de Teologia e dos Candidatos ao estado de Irmão Franciscano. Além de Teologia Dogmática, lecionou Liturgia, Espiritualidade e Ação Católica, e foi assistente do Círculo Operário Divinopolitano.

Em 1958, tomou parte no Congresso Mariológico Internacional, em Lourdes, França. No mesmo ano, foi chamado a Roma para lecionar Teologia Dogmática no Pontifício Ateneo Antoniano.

Visitador Geral para a Província Franciscana

Em 1959, foi nomeado Visitador Geral para a Província Franciscana em Portugal. No mesmo ano, de volta da visita canônica, recebeu o encargo de Mestre dos Padres Franciscanos, estudantes nas várias Universidades de Roma.

Ordenação episcopal

No dia 3 de fevereiro de 1962, foi nomeado por João XXIII bispo da recém-criada Diocese de Santo Ângelo, RS. No dia 20 de maio de 1962, recebeu a ordenação episcopal na Catedral de Porto Alegre. Adotou como lema de seu episcopado IN CRUCE SALUS ET VITA – Na Cruz, a Salvação e a Vida. No dia 12 de junho, tomou posse na Diocese e, durante 11 anos, foi seu bispo diocesano.

Membro das Comissões Conciliares

Em novembro de 1963, foi eleito pela Assembléia do Concílio Vaticano II, membro das Comissões Conciliares, nomeadamente para a Secretaria de União dos Cristãos. Pertenceu ao quadro dos dirigentes da CNBB, a partir de 1968, como Secretário Geral, e como Presidente duas vezes consecutivas (1971-1975; 1975-1978).

Vice-Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM)

Em 1972, foi eleito primeiro Vice-Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e reeleito em 1975. Em 1976, assumiu a presidência do CELAM, em virtude da transferência do titular Dom Eduardo Peronio, Bispo de Mar del Plata, nomeado Cardeal, para a Prefeitura da Congregação dos Religiosos, com sede em Roma.

Vice-Presidente da Cáritas Internacional

Foi eleito Vice-Presidente da Cáritas Internacional e reeleito em 1972, assumindo a Presidência em fevereiro de 1974, em razão do estado de saúde do Monsenhor Vath, o Presidente, falecido em 1976.

Arcebispo de Fortaleza-CE

No dia 4 de abril de 1973, Paulo VI nomeou-o Arcebispo de Fortaleza-CE. No dia 05 de agosto do mesmo ano, tomou posse naquela Arquidiocese.

Investidura do Cardinalato

No dia 24 de abril de 1976, Paulo VI nomeou-o Cardeal e em 24 de maio recebeu a investidura do Cardinalato.

Arquidiocese de Aparecida

Em julho de 1995, foi transferido de Fortaleza/CE, para a Arquidiocese de Aparecida, tomando posse no dia 18 de agosto do mesmo ano.

Encontro de Presidentes da CED

Em maio de 1996, em Guadalajara, México, participou do II Encontro de Presidentes da CED (Comissão Episcopal de Doutrina).

Sínodo dos Bispos para a América

Em 1997 recebeu o Pálio das mãos de S.S. o Papa João Paulo II. No mesmo ano, fez parte do Sínodo dos Bispos para a América.

Renúncia

No dia 28 de janeiro de 2004 recebeu a notícia da aceitação de sua renúncia. No dia 25/03/2004 entregou a Arquidiocese de Aparecida aos cuidados pastorais do Exmo. Revmo. Dom Raymundo Damasceno Assis. Em seguida, retornou à cidade de Porto Alegre, no Convento dos Franciscanos, onde residia até esta data.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo